Intenso movimento acadêmico mobilizou professores e alunos da Unisanta e de outras universidades paulistas, na sexta-feira e no sábado. Para a reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado, os trabalhos são importantes também para o setor produtivo e a inovação.

As pesquisas apresentadas pelos alunos dos Mestrados de Engenharia e Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) mostraram interdisciplinaridade e interfaces com  as várias áreas da ciência e da tecnologia, muitos com enfoque em qualidade da água, porto de Santos, indústrias de Cubatão,  sustentabilidade e plataformas digitais, entre outros temas.

Nem todos os trabalhos de stricto sensu avaliados pelos professores já são os temas escolhidos para as dissertações dos alunos, mas sim projetos paralelos, enquanto que outros já estão com as pesquisas prontas para apresentar à banca final. É o caso de Luiz Antonio Ferreira dos Santos, professor de História de escola pública e técnico em Meio Ambiente.

“Parei por um tempo minhas atividades como professor para fazer o Mestrado em Ecologia e apresentarei minha dissertação em fevereiro próximo”, afirmou Santos. O nome da pesquisa: A Influência da Expansão Portuária na Comunidade da Ilha Diana, Santos/SP. O mestrando explica que,  antes de ser professor de História, sua profissão em exercício era como técnico em meio ambiente. Com o mestrado, ele retornou  a uma área de grande interesse seu.

Publicidade e ecologia

Outro exemplo de pesquisa com links em várias áreas é o da publicitária Nathalia Zantuti Troncoso Orlando. Seu tema: Análise do Google Adwords como ferramenta digital para empresas de agronegócio. Ela mostrou a utilidade de links patrocinados no Google para auxiliar as empresas que necessitam se comunicar com os clientes. O estudo de caso foi com uma empresa especializada em plantas hidropônicas, cultivadas na água.

Alimentos hidropônicos são mais sustentáveis  e saudáveis, explicou. Até os canos de PVC em que a água circula são biodegradáveis, no caso da empresa estudada.

“Há uma tendência de se utilizar do marketing verde e consciente, e de se produzir de maneira autossutentada. Se todos os gestores tivessem conhecimento em ecologia não teríamos problemas tão graves como o que estão ocorrendo”, afirma, referindo-se a necessidade de se economizar e garantir a qualidade tanto da água como a energia.

No trabalho apresentado neste sábado ela focou duas tendências das empresas de hoje: Internet e sustentabilidade. Mas o tema do mestrado de Nathalia será a Jureia, uma das mais importantes reservas ecológicas do litoral paulista.

Apoio ao mercado produtivo

Para a reitora da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado, tanto o encontro de Pós-Graduação da Unisanta como o Cobric, de Iniciação Científica, que estavam sendo realizados bem próximos, no Bloco E, e o Neorama, que foi realizado à tarde, no local, mostraram uma contribuição valiosa ao setor produtivo, além de uma importante contribuição acadêmica.

O Neorama é uma promoção da Fundação Parque Tecnológico de Santos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedes), da Prefeitura Municipal de Santos. Foram analisados trabalhos de graduação, além dos projetos da Olimpíada de Matemática, voltada a alunos do Ensino Fundamental,  e de um jogo eletrônico com foco no  empreendorismo , para alunos selecionados do Ensino Médio