Entre os dias 24 e 25/10,  a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu estudantes de diferentes locais do Brasil, que apresentaram 296 trabalhos no VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC). Este número significa um aumento de 50% em relação à quantidade de trabalhos apresentados em 2013.

A diversidade dos assuntos surpreendeu os organizadores e avaliadores do Congresso. “Receber toda essa energia focada em desenvolvimento tecnológico e social em nossa Universidade amplia ainda mais o nosso potencial de transformar a ciência em praticidade para a população”, disse a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

Entre trabalhos de profundo levantamento científico nas áreas de humanidades, saúde, tecnologia e meio ambiente se destacam assuntos que podem melhorar o dia a dia da população.

O trabalho dos alunos Claudia L. Tognetti, Hélcio Tadeu da Silva Filho, Marcos Roberto da Silva, Omayra Bispo da Silva e Paulo Victor Gomes dos Santos, com o tema “Aproveitamento energético simultâneo em processos de aquecimento e resfriamento com pastilhas de peltier”, é um exemplo. A pesquisa deles tem como objetivo utilizar a energia gerada no transporte de comida delivery para aquecer e/ou resfriar o alimento durante o transporte, melhorando assim a qualidade da entrega do serviço para a população consumidora.

Um outro trabalho que auxiliaria no consumo de água, um dos maiores problemas que estamos enfrentando na atualidade, é a “Implantação de sistema de captação de águas pluviais em residências da Baixada Santista”, pesquisa desenvolvida pelas alunas Regiane Alves Amâncio e Taís Ceccacci Kuehni Castro.

O projeto tem como finalidade reaproveitar a água da chuva para utilização na lavagem de carros, para regar as plantas, nas bacias sanitárias e todo e qualquer tipo de utilização da água que não seja para beber. O destaque desta pesquisa é o levantamento de custos. “Conseguimos desenvolver uma estrutura com custos baixos e bem acessível para a população implantar em suas residências”, afirmou Rejeane.

Sobre o Congresso – Destinado a estudantes de graduação de instituições públicas e privadas, o COBRIC tem por objetivo divulgar as pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de muito estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais estudantes e professores de instituições de ensino superior. Os anais do Congresso são publicados na Revista Ceciliana on-line.

Participam alunos de diversos estados do País, que representam as seguintes universidades: Unisanta, Unisantos, Unimonte, Fatec Rubens Lara, Fatec Praia Grande, Instituto Federal de Educação – campus Cubatão, Unimes, Unesp, Instituto de Pesca, Unifesp, Universidade da Califórnia, FMU, Fatec Mogi das Cruzes, Faculdade de Tecnologia Mococa, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, Universidade Estadual do Maranhão, entre outras.

Prêmio Dr. Milton Teixeira – Estudantes de graduação participantes poderão concorrer ao Prêmio Iniciação Científica Dr. Milton Teixeira. Os demais classificados (2º e 3º lugares) receberão certificado de mérito. Todos os prêmios serão entregues durante a sessão de encerramento do Congresso.

O COBRIC é organizado pela Profª Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas e Prof. Daniel Garcia Pajaro. O evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).