Paula Araújo, ex-aluna da Unisanta, fala sobre a importância do estágio para o jornalismo

1573

Formada em Jornalismo pela Unisanta, Paula Araújo é uma das mais versáteis jornalistas da Globo News. Ela fez seu primeiro estágio no Espaço Unisanta e trabalhou como profissional na Santa Cecília TV.

Vitor Oliveira, estágio acadêmico

Repórter da geral e da economia pela Globo News, Paula Araújo conversou com alunos de jornalismo na terça-feira (08/10), no Consistório do Bloco M, sobre a realidade e os principais desafios do jornalismo, sobretudo o televisivo de reportagem, área em que atua desde a época dos seus estágios (um deles no Espaço Unisanta).

Em um evento muito interativo coordenado pela FaAC, a jornalista respondeu às perguntas da plateia, sobre sua trajetória e rotina no trabalho. Falou sobre o panorama da mulher no jornalismo, os preconceitos públicos para com a profissão  e  a competitividade no ramo,  entre outros tópicos. Paula se mostrou otimista com a situação geral do jornalismo, contou sua história profissional e destacou a importância de uma boa base educacional, principalmente superior.

Destacou também a  importância de fazer estágios desde cedo na faculdade, atividade muito importante para sua formação pessoal. Formada pela Universidade Santa Cecília em 2004, Paula atuou como profissional na Santa Cecília TV, depois foi repórter da TV Tribuna entre os anos de 2009 a 2014. Na mesma época em que saiu da filial da Rede Globo, foi para a Globo News onde permanece até hoje.

Ela comentou também sobre a diferença de conduta em uma programação regional e nacional: “ Aqui (nas redes regionais da Baixada) se trabalha muito…”. Paula explicou que existe uma diferença não só na abordagem e no conteúdo da programação, mas também na forma de trabalhar. Contou que enquanto na Baixada fazia várias matérias (mais cotidianas, geralmente) com temas distintos, atualmente, pela Globo News, ela tem em média uma pauta por dia, ocasionalmente mais técnica, onde pode haver um aprofundamento do tema.

A repórter explica que está locada na Globo News, mas é funcionária do Grupo Globo, já tendo colaborado com matérias assinadas em todos os programas jornalísticos da casa, exceto no fantástico, algo que ela afirma ser seu desejo atualmente.

Paula Araujo também foi aluna do Colégio Santa Cecília.