Espelhados no Modelo Europeu Erasmus Mundus e recomendados pela CAPES, esses cursos serão os únicos do litoral paulista com esse formato. Destinam-se a profissionais das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Temas como as mudanças climáticas poderão ser abordados com visão integrada, tecnológica e humanística, conforme o compromisso assumido pela Unisanta como integrante da United Nations Impact (UNAI), ligada à ONU.  

 Em tempo de debates sobre mudanças climáticas, devastações florestais e outros problemas do meio ambiente, além da necessidade premente da humanidade se preparar para enfrentar esses desafios, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG CiTA) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferecerá  novas opções de pesquisas a egressos de diferentes cursos de graduação.

Uma das linhas de pesquisas será voltada ao compromisso da Unisanta como integrante da UNAI – United Nations Academic Impact (UNAI), Associação de Impacto Acadêmico ligada às Organizações das Nações Unidas (ONU), desde junho de 2019. A Unisanta figura no seleto grupo de 31 instituições educacionais signatárias do compromisso da ONU para os próximos 15 anos, de sugerir soluções para resolver problemas socioambientais.

“Serão incentivadas pesquisas comprometidas com problemas regionais e a problemática global em distintas áreas do conhecimento, através de abordagens interdisciplinares em um ambiente com visão holística e internacionalizada”, explica o coordenador dos cursos Stricto Sensu da Unisanta, dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco.

No caso da Baixada Santista, por exemplo, a elevação dos oceanos, erosões costeiras, os lixões e todos os resíduos sólidos, efluentes industriais e urbanos, esgotos domésticos, entre outros temas, serão propostos para estudos nos aspectos científico, técnico, social, econômico e jurídico.

Saúde do Ecossistema 

O novo PPG da Unisanta, espelhado no modelo de Mestrado e Doutorado Europeu Erasmus Mundus e recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na Área de Ciências Ambientais, objetiva promover a integração e o diálogo entre profissionais de diversas áreas, a fim de formar pesquisadores aptos a atuar no enfrentamento de problemáticas socioambientais complexas, com viés humanístico. Abre perspectivas para estudar a inter-relação entre áreas impactadas e a qualidade ambiental e seus efeitos positivos e negativos na saúde pública.

“Uma das propostas do novo PPG é o crescimento com qualidade de vida, com a população integrada à saúde dos ecossistemas, com benefícios inclusive aos que moram nas áreas protegidas e precisam sobreviver com dignidade”, afirma a profa. dra. Alpina Begossi. Ela é  coordenadora do Fisheries and Food Institute (FIFO), Instituto para a Pesca, Diversidade e Segurança Alimentador, fundado em 1 de junho de 2006, sediado na Unisanta.

Begossi é especialista no assunto e vai fazer uma palestra no dia 17 de outubro, às 19 horas, no Auditório do Bloco E, sobre Ecosystem Health (Saúde do Ecossistema).  Esse evento integra o Ciclo de Palestras promovido pela Unisanta sobre o tema Ciências e Sociedade, ministradas por especialistas das mais diversas áreas e universidades, com larga experiência nos temas.

Os alunos do Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental terão uma formação adequada nos aspectos científico, técnico, social, econômico e jurídico, relacionados a questões socioambientais. O PPG CiTA  formará profissionais  focados na conservação, uso e gestão dos recursos naturais, no planejamento territorial e na manutenção ou restauração da boa qualidade ambiental, podendo atuar junto aos três setores como responsáveis pela avaliação, controle e monitoramento da qualidade ambiental e respectiva associação com os problemas de saúde humana, assim como a comunicação e educação ambiental, sob a perspectiva da sustentabilidade.

Coordenador: experiência internacional

Outro ponto de destaque do novo PPG CiTA é o seu coordenador, Dr. Tomas Ángel de Valls, Catedrático de Química da Espanha, cientista sênior e professor de Ecotoxicologia, Oceanografia, Ciência e Tecnologia Ambiental na Unisanta. Segundo o currículo Lattes, ele é o coordenador e líder da rede UNESCO/UNITWIN WiCop, da Cátedra UNESCO, e membro da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (IOC/UNESCO).

Tem mais de 200 publicações de pesquisas incluídas no JCR/SCI (Web of Science, ISI), com mais de 25 anos de experiência em coordenação de programas de pesquisa internacionais e nacionais em várias disciplinas científicas. Supervisionou mais de 60 alunos de mestrado, 30 estudantes de doutorado e 15 bolsistas de pós-doutorado de mais de 20 países.

Diálogo entre as áreas

O dr. Camilo Seabra, um dos professores e orientadores do Programa, dá mais exemplos das possibilidades do novo  PPG. Um profissional da área da saúde poderá estudar os impactos positivos e negativos de atividades de lazer ou profissionais em relação à qualidade ambiental costeira.

Esses são alguns dos diferenciais em relação aos cursos de mestrados já oferecidos nessa área pela Unisanta, os de Ecologia e Auditoria Ambiental, igualmente importantes. O Mestrado de Ecologia promove estudos mais ligados às questões biológicas e ecológicas, enquanto o de Auditoria Ambiental integra a categoria Profissional da CAPES e está ligado a questões mais específicas de gestão ambiental e biodiversidade.

O doutorado e o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental agregam profissionais de Ciências Ambientais, Sociais, Engenharias e Saúde.

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração do Doutorado e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental: Processos, Tecnologias e Saúde. São três as linhas de pesquisa: Processos Ambientais; Tecnologia Ambiental; Meio Ambiente e Saúde Humana.

Processos Ambientais: Fenômenos costeiros que interferem na vida da população e nos processos ambientais.

Tecnologia Ambiental: Identificação de recursos para resolver problemas da região, como resíduos sólidos, erosão costeira, efluentes urbanos, lixões e esgotos domésticos, entre outros.

Meio Ambiente e Saúde Humana – Concentração de estudos nos 12 Objetivos da ONU/UNAI.

Compromisso com a ONU

A Unisanta integra a UNAI – United Nations  Academic Impact,  Associação de Impacto Acadêmico ligada às Organizações das Nações Unidas (ONU), desde maio de 2019, figurando no grupo de 31 instituições brasileiras selecionadas para esses estudos.

A Universidade foi reconhecida como membro desse programa por valorizar seu compromisso e promover atividades com base nos dez princípios: Erradicação da Pobreza, Construção de Capacidades, Educação para Todas e Todos, Cidadania Global, Acesso à Educação Superior, Direitos Humanos, Diálogo Intercultural, Paz e Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e a Carta das Nações Unidas.  As pesquisas em torno desses princípios poderão ser objetos de estudos do novo Programa de Doutorado e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Unisanta.