A divulgação de informações sobre a área da botânica é imprescindível para o conhecimento da vegetação presente na nossa região. Pensando nisso, o projeto Toque Verde nasceu com objetivo de instalar pontos verdes dentro da Universidade Santa Cecília e também destacar as plantas já existentes nos jardins do Complexo Educacional.

Idealizada pelos estagiários do Herbário (HUSC) da Unisanta e integrantes da organização Engenheiros Sem Fronteiras, a iniciativa tem o intuito de utilizar os espaços da universidade como uma ferramenta educativa para ensino à botânica.

O primeiro passo do Toque Verde veio através do trabalho de conclusão de Igor Zaarour Alves, aluno de Engenharia Mecânica e membro do Engenheiros Sem Fronteiras. Junto com Gustavo Santos Martins, aluno de Ciências Biológicas e estagiário do Herbário, foram idealizados canteiros verticais de pallet para fazer irrigação por gotejamento em 2020.

“A ideia foi começar com o jardim vertical. Já que esse TCC foi criado, pensamos em colocá-lo em prática. Começamos a elaborar o projeto e depois pensamos nas plantas que já estavam na universidade, queríamos mostrar para as pessoas que frequentam o campus o que é cada árvore”, explica a professora Zélia Rodrigues de Mello, curadora do Herbário e coordenadora do Toque Verde.

Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas todas as coletas nas áreas verdes, com a finalidade de criar um inventário de plantas que estivessem acessíveis e em bom estado fitossanitário. O material botânico foi identificado, depositados e catalogados no Herbário.

Após isso, o projeto foi dividido em duas etapas: a primeira aproxima a tecnologia e a botânica e irá contar com parceria do InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica e criatividade da Unisanta. Serão elaboradas placas de identificação QR Code feitas de forma reciclada com retalhos de acrílico onde irá informar o nome popular, nome científico e curiosidades específicas de cada planta.

Na segunda etapa, será realizada a confecção dos jardins, estruturados com materiais de baixo custo e reutilizáveis, no campus. Este estágio do projeto receberá doações dos alunos que compõem o Herbário, do Orquidário Municipal de Santos, do Jardim Botânico de Santos, da estufa da universidade e dos Engenheiros Sem Fronteiras.

A metodologia dessa parte consiste na seleção dos locais onde serão instalados os novos pontos verdes e nas escolhas das espécies, preparação da terra, averiguando disponibilidade de luz e crescimento, além das escolhas dos materiais, montagem e instalação das estruturas.

Com a implantação até novembro, espera-se despertar o interesse nas pessoas sobre a diversidade botânica, além de trazer mais qualidade ao ambiente estudantil sem altos custos. Os integrantes compartilham o entusiasmo e a curiosidade para ver a reação dos alunos.

A iniciativa também já apresenta planos para o futuro. O grupo submeteu um resumo sobre o projeto para o 72.º Congresso Nacional de Botânica, que será realizado do dia 24 a 28 de outubro, com participação de alunos egressos da Unisanta e pesquisadores de instituições parceiras do Herbário (HUSC).

Além disso, o projeto pensa em elaborar gincanas com os alunos do Colégio e levar o Toque Verde para outras partes da cidade, como parques e outras instituições de ensino.