O editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva, ministrará a palestra A importância da mídia na realidade do esporte, na próxima sexta-feira (29/4), às 20h30, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), durante a abertura do 10° Congresso Distrital e da 16º Assembléia Geral Ordinária do Panatlhon Internacional. A entidade, que defende os valores da atividade física e do esporte, como instrumento de cidadania, promove na Baixada Santista esse encontro durante os dias 29, 30 (sábado) e 1º de maio (domingo), com apoio da Unisanta.

A sessão de abertura do Congresso Distrital, a partir das 20 horas, ocorre no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8. A 16ª Assembleia Geral Ordinária será realizada no Consistório, em dois horários, no sábado: das 8h40 às 12h30 e das 15 às 18 horas. Às 20 horas, haverá o jantar de encerramento. No dia 1° de maio, domingo, as atividades são culturais. Às 9 e às 11 horas, respectivamente, os participantes conhecerão o Museu do Porto e farão passeio no Bonde Turístico. Às 13 horas haverá o almoço no Centro de Santos.

Panathlon International é a Associação de “Panathlon Clubes”, voltados essencialmente para o serviço voluntário dos sócios dos Clubes. É uma Organização Não Governamental que possui finalidades éticas e culturais. Procura aprofundar, divulgar e instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.
A palavra Panathlon é de origem grega e significa “todos os esportes”. Seu lema é Ludis Iungit e pode ser traduzido como “O esporte une”, conforme a entidade.

O primeiro Clube Panathlon foi constituído em Veneza, em 12 de junho de 1951. Em 1960, 67 clubes de várias nações, reunidos em Assembléia na cidade de Pavia, fundaram o “Panathlon International”, que hoje reúne 261 Clubes com 12.000, sócios em vinte países da Europa, da América e da África.
Anualmente, no 1º semestre, o Distrito Brasil do Panathlon Club promove o encontro dos panathletas dos diversos clubes do Brasil e do exterior.