Texto: Leila Gomes

Com o tema: Por que o Enade é importante? O diretor executivo e assessor de assuntos econômicos do Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP), Rodrigo Capellato, falou aos alunos que irão participar da prova em novembro, no Auditório do Bloco E, na quinta-feira à noite.

Segundo Capellato, o Enade é uma peça importantíssima de todo o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil. Mais do que isso, para o aluno, é importante porque ele tem sido utilizado como uma referência de qualidade ou não, dos cursos para o mercado de trabalho.

As empresas , hoje, buscam saber se o candidato fez o curso em uma instituição boa e se o curso era de alta qualidade. Esse impacto já é uma realidade na vida dos alunos”. De acordo com Capellato, ao ser selecionado para uma vaga, os analistas irão olhar qual é o Enade do curso. Só esse aspecto já é fundamental para o aluno entender que o Enade é uma prova que ele deve fazer com muito cuidado e muita seriedade”.

Como a prova  tem duração de quatro horas, a impressão que dá ao aluno é de que ela não vale  a pena fazer, só precisa prestar e ponto. O aluno pode achar uma chatice, acabar não fazendo ou, muitas vezes, faz de qualquer jeito, mas, hoje as empresas estão utilizando essa nota, inclusive algumas pedem a nota individual dos alunos nos processos seletivos”. O que o aluno não toma consciência agora, pode ter  consequências no futuro, finalizou.