O nadador da Unisanta Carlos Farrenberg (Loterias CAIXA, Semes, Vit Shop, Bartha Engenharia) enfrenta mais um desafio no Parapan-Americano de Guadalajara, no México. Desta vez, Carlão irá disputar os 100m livre. A prova acontece neste sábado, por volta das 20h, e sela a participação do paratleta na competição.

Após faturar o ouro nos 50m livre, na última terça-feira (dia 14), com o tempo de 25s19, Carlão quebrou o recorde da competição, que pertencia a ele mesmo. Agora, o nadador vive a expectativa de subir novamente ao topo do pódio e, quem sabe, superar a marca de 56s85, recorde cravado por Farrenberg no Parapan do Rio, em 2007. Carlão compete na categoria S13, atletas com baixa visão.

Natação no México
Com um total de 59 medalhas conquistadas pela delegação brasileira de natação até essa quinta-feira (dia 17), o otimismo é grande para Farrenberg. “Poderia ter feito um tempo menor nos 50 metros, mas a altitude atrapalhou. Os 100 metros é minha especialidade e o objetivo é sair da água coma vitória”, revela.
Na última edição do Parapan, realizada em 2007, no Rio de Janeiro, Carlão levou quatro ouros e uma prata. Já no México, Farrenberg decidiu traçar o objetivo de se manter na forma ideal para os 50m e 100m livres, especialidade do velocista, e chegar com chances concretas de pódio aos Jogos Paraolímpicos de Londres, na Inglaterra, em 2012.

Carlos Farrenberg, Carlão
Aos 31 anos, portador de deficiência visual desde o nascimento, por conta de infecção por toxoplasmose de sua mãe, Carlos Farrenberg escolheu a natação por paixão. Nascido em São Paulo (Capital), costumava passar as férias com a família em Santos. E adorava o mar. Por precaução, seus pais colocaram ele e o irmão, ainda meninos, para aprender a nadar. Já com 24 anos, formado em Educação Física pela Unisanta, e com o gosto pelo esporte, passou a competir.

Com 1,95m de altura e mais de 2m de envergadura, Farrenberg se considera determinado na busca de novas conquistas. Morador de Santos, há 11 anos, onde reside com a esposa, Tatyana Farrenberg, o nadador também pretende disputar as Paraolimpíadas do Rio, em 2016, ainda em alto nível.

Carlos Farrenberg tem o patrocínio de Loterias Caixa e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, Bartha Engenharia, Universidade Santa Cecília e Vitshop.

Fonte E5 Comunicação