“Este é um movimento de transformação acadêmica, para formar os próximos líderes, transformar a realidade, ampliar a visão do mundo em geral”. Foram palavras da Presidente da Unisanta e Diretora Regional do Semesp, Lúcia Maria Teixeira Furlani, ao abrir o 11º CONIC, na manhã desta sexta-feira (18/11), na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Lúcia afirmou que o Trabalho de Iniciação Científica é importante para desenvolver a criatividade, a inovação e outras qualidades, que fazem a grande revolução que está em curso. Destacou o recorde de inscritos no CONIC: 1.800 trabalhos apresentados por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados.

A Reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado, referiu-se aos inscritos no CONIC como “a elite pensante” de uma sociedade em que 1/4 da população sequer tem sistema de esgotos. “Não tenham medo de ousar, de continuar compartilhando suas experiências”, declarou a Reitora.

O Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, destacou o papel das instituições particulares na democratização do ensino. Muitas, algumas com qualidade, não sobreviveram. Mas as que permanecem continuam seu trabalho de formar líderes, disse.

O 1º Vice-Presidente do Semesp, Antonio Carlos Vilela Braga, afirmou que todos os alunos de Iniciação Científica possuem mérito, estão acima dos outros em matéria de compromisso. Referiu-se à presença de representantes de diversos Estados brasileiros, inclusive dos mais distantes, como Roraima.

Paulo Alexandre Barbosa, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, ressaltou que nenhum país progride sem um “investimento pesado” na educação. O secretário mencionou os investimentos do Estado de São Paulo nessa área, que correspondem a 51% de tudo o que o Brasil investe no setor.

No caso da Unisanta, disse, o resultado pode ser medido pelo número expressivo de ex-alunos em funções importantes. “De quatro prefeitos da Baixada Santista, três são ex-alunos da Unisanta. Outro exemplo de ex-aluno é Márcio Lara, Secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santos, que estava representando o prefeito de Santos, João Tavares Papa.

Autoridades presentes
Estavam ainda presentes a deputada estadual Telma de Souza; Rodrigo Capelato, Diretor do Semesp; Francisco Netto, Coordenador de Articulação Regional do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (CTI) no Sudeste, representando o ministro Aluísio Mercadante; Fábio Ayres , Diretor Regional de Turismo da Baixada Santista; Adib Abdouni, Diretor de Esportes de Guarujá, representando o deputado federal Protógenes Queiroz; Luiz Dias Guimarães, Presidente do SRCVB; Santos e Região Convention Visitors Bureau; Paulo Schoereder, Diretor Regional da FATEC; Cláudio José Alves de Brito – Diretor da FMU; Regina Socolowski, Diretora Geral da ESAGS; Rogério Santos, Diretor Executivo do Instituto Impacto; Solano Portela Neto – Diretor do Semesp e Vice-Presidente do Mackenzie.

Avaliação
A avaliação pelos jurados começou sexta-feira, pela manhã e à tarde e prosseguirá neste sábado, nos dois períodos. O encerramento ocorrerá às 17 horas, no auditório do Bloco E.

Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”.

Prêmios – Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído e Em andamento; e, dentre os premiados na categoria Concluído, haverá um prêmio especial para o trabalho que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Os trabalhos premiados cujo autor ou coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão os prêmios acrescidos de 50% do valor, conforme as regras do Regulamento Esse critério não incide sobre o prêmio especial.

Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior. Além dos prêmios, será expedido um certificado para todos os autores, coautores e orientadores dos projetos apresentados.

Confira as fotos da Abertura:

Veja as fotos de alguns Paineis: