Lançamento oficial do novo núcleo santista do programa ocorre no próximo dia 12

A partir de janeiro de 2020, Santos terá um novo núcleo do projeto NBA Basketball School. Quem vai receber o programa global da liga norte-americana de basquete, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte, é o Colégio Santa Cecília.

O anúncio do lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 12, a partir das 11 horas, em um evento realizado nas dependências do Complexo Santa Cecília. Na ocasião, estarão presentes Arthur Borelli, coordenador do NBA Basketball School no Brasil, Sara Vazquez, executiva responsável pela implantação do núcleo através da empresa High Performance, e Marcelo Teixeira, pró-reitor Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Entre os nomes do basquete brasileiro, estará presente no lançamento, Isaías Souza, que conta em seu currículo com inúmeros títulos e passagem pela Seleção Brasileira. Atuou nas equipes do Santos Fupes, Guarujá ADG, Franca, Bauru, além da próprio time da Unisanta. Foi medalha de bronze na Copa América de Basquete realizada em Porto Rico no ano de 1989 e ficou em quinto lugar no Mundial da Espanha do mesmo ano. Também marcarão presença Rafael Frias, da equipe de basquete Santos 3×3, Alexandre Lamoglia Barbieri, que é atualmente engenheiro químico, mas no passado atuou pelas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto do Clube Internacional de Regatas e da Philips, em Santo André, além de Airton Carlos Gonçalves Garcia, Fábio Fomm e Walter Sales.

Durante o evento, ocorrerá a solenidade de entrega da placa de ‘Unidade Licenciada’ do programa. Também haverá uma atividade de interação com o público.

Foco do projeto
No Brasil, o projeto já está presente em mais de 40 cidades de 16 diferentes estados. Como ressalta Borelli, a exemplo do que ocorrerá no Colégio Santa Cecília, todos os núcleos trabalham com o foco do programa da NBA, que é desenvolver não apenas as técnicas do basquete, mas, principalmente, valores como disciplina, perseverança e resiliência, entre outros, utilizando os melhores métodos de treinamento da marca.
“Desenvolver o programa é especial e um enorme desafio. Os grandes beneficiados com esta parceria são as crianças e jovens, que terão sempre a melhor experiência em cada uma das sessões de treino”, diz.

Já Sara Vazquez, da High Performance, cita outros aspectos trabalhados nos treinos. “Nossos adolescentes e nossas crianças são incentivados a trabalhar em equipe. Isso se faz necessário por entendermos que o esporte é uma forma de preparar as pessoas para a vida em sociedade. É uma forma de ajudar a criar cidadãos melhores. Ensinamos fundamentos do basquete, mas também fundamentos de vida”.

Teixeira, por sua vez, fala que a vinda do programa à instituição educacional fortalece o perfil esportivo do Complexo, que conta com outras modalidades, como natação. “O esporte aliado à educação está em nosso DNA. Com o NBA Basketball School, daremos continuidade às escolinhas de basquete no Campus, com o idealismo e o empenho que imprimimos em todas as nossas atividades”.

Quem pode participar
Podem se matricular no programa crianças e jovens de 6 a 18 anos, que estudem ou não no Colégio Santa Cecília. Não é necessário ter experiência na prática do basquete.

Os treinamentos serão divididos segundo critérios do programa global da NBA, sempre respeitando a faixa etária de cada atleta. As aulas serão ministradas, no ginásio poliesportivo do Complexo, por professores formados e certificados pela liga e ocorrerão duas vezes por semana, com duração de uma hora e meia cada.

Lançamento Oficial NBA Basketball School – High Performance/Colégio Santa Cecília
Data: 12 de novembro, a partir das 11h
O evento será aberto ao público.

Todos os interessados, alunos e não alunos, em participar do programa NBA Basketball School em 2020 devem realizar suas inscrições no Setor de Matrículas, situado à Rua Oswaldo Cruz, número 266, no Boqueirão, ou por meio do telefone: (13) 99712-1413.