Na tarde desta segunda feira (16/5), os nadadores das categorias Infantil e Juvenil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tiveram um dia descontraído com a professora e psicóloga Luara Lobo e a nadadora olímpica Gabrielle Roncatto. A atividade “crescendo e aprendendo” foi bem dinâmica e a nadadora Gabrielle abriu um pouco sua “caixinha de história”, para incentivar os atletas.
A atividade começou com músicas e dança para descontrair um pouco. Em seguida, rolou uma roda de bate-papo com as crianças e os adolescentes, oportunidade em que Gabrielle procurou tirar dúvidas e medos. “Sempre gostei muito que faço e até hoje sou apaixonada por isso. Na idade de vocês, tive muito medo, quando caí na água, de decepcionar meus pais e meus técnicos. Mas, vocês não têm que ter medo na hora que forem nadar, mas sim, manter a calma. E evitar em pensar coisas negativas, porque isso atrai”, afirmou Gabi.
A atividade “crescendo e aprendendo” já existe há três anosna Unisanta. Além de Gabrielle, outros atletas já vieram dar incentivo aos jovens, como os olímpicos Matheus Santana, Victor Colonesi, Poliana Okimoto e a nadadora Fernanda Carobino.
Para a psicóloga Luara, a atividade ajuda muito no desempenho dos alunos. “A psicologia infantil é importante para ensinar os atletas, que aprendem sobre o funcionamento do corpo, a consciência corporal, o controlar suas emoções nas situações em que eles apresentam mais dificuldades. É importante eles terem consciência disso, pois, quando chegam na categoria adulta, eles têm mais controle disso”.
No final da aula, Gabrielle deixa uma frase para os jovens pensarem: “Cada gota de suor que a gente dá, é uma lágrima de felicidade em troca”.