Morre Prof.ª Dr.ª Alpina Begossi, uma das fundadoras do Mestrado e Doutorado na Unisanta

2756

É com imenso pesar que o Complexo Educacional Santa Cecília comunica o falecimento, nesta quarta-feira (8/2), da querida Prof.ª Dr.ª Alpina Begossi, professora dos programas de pós-graduação em Ecologia e em Ciência e Tecnologia Ambiental, aos 64 anos. A docente foi uma das fundadoras do mestrado e doutorado da universidade, e a história do stricto sensu na Instituição corre junto com a história dela.

Com um legado brilhante na área de Ecologia, a pesquisadora foi considerada, pelo ranking, uma das 100 mil cientistas mais influentes do mundo e uma das 600 do Brasil pela revista científica Journal Plos Biology em 2020.

Alpina possuía graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). Ela também foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar, de 2006 a 2014. Presidiu a Society for Human Ecology (SHE) em 2006 e 2007. O livro Current Trends in Human Ecology, publicado pela Cambridge Scholars Publishing, recebeu em 2011 o prêmio Book Award “Gerald Young”.

Acadêmica renomada, a docente publicou diversos artigos científicos e livros sobre ecologia humana, manejo e conservação de recursos pesqueiros, além de economia ecológica. Também era pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa).

O velório da Profa. Alpina será realizado nesta quinta (9/2), das 14h às 17h, na Sala A do Cemitério Parque das Aléias, Alameda dos Flamboyants, s/n, em Campinas.

A Unisanta manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares, professores, alunos, ex-alunos e amigos da Prof.ª Dr.ª Alpina Begossi, que continua a nos inspirar na eternidade.