O Complexo Educacional Santa Cecília comunica, com profundo pesar, o falecimento de sua fundadora Nilza Maria Pirilo Teixeira nesta terça-feira (15/11). O corpo será velado na quarta-feira (16/11), na Capela Ecumênica da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, das 12h às 17h, de onde sairá o cortejo em direção ao Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. O sepultamento ocorrerá às 18h.

Nilza Teixeira tinha 93 anos e deixa os filhos Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Lúcia Maria Teixeira, Maria Cecília Teixeira e Marcelo Teixeira, além dos netos Renata Teixeira Penteado Saorini, Marcus Teixeira Penteado, Caroline Simões Teixeira Perrella, Marcelo Teixeira Filho e Lucas Teixeira Furlani e os bisnetos Fabrício, Bernardo e Helena. Deixa ainda um legado inesquecível na área da Educação. Sua história se confunde com a do Complexo Educacional Santa Cecília, que ela fundou em 1961, ao lado do marido Milton Teixeira.

Sobre Nilza – Elegante e discreta, a professora Nilza Pirilo Teixeira sempre foi presença constante desde o início da Escola Primária Santa Cecília. Exerceu várias funções. Perseverante e de fé inabalável, sempre participava dos principais eventos e conquistas da Unisanta. Dela e do Prof. Milton Teixeira nasceram as raízes do Complexo Educacional Santa Cecília. Poucas mulheres concordariam em vender a casa para se lançar a um desafio: comprar uma escola com apenas 26 alunos. Esse desprendimento e coragem resultaram no que hoje se afigura uma façanha: os 26 estudantes se transformaram em mais de 20 mil e a escola primária deu origem ao Colégio e à Universidade respeitada nacional e internacionalmente.

Nilza prova aquela velha máxima de que ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher. E os filhos – Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo começaram, desde a tenra idade, a trabalhar e ajudar os pais na mesma trajetória de coragem e competência, consolidando e ampliando as conquistas de Nilza e de Milton Teixeira.
Nascida no Rio de Janeiro, Nilza se formou no Curso Normal. Conheceu Milton quando passeava com amigos no mesmo bairro onde ela morava. Namoraram por 2 anos. Com 21 anos, Nilza teve sua primeira filha, Sílvia. Mudou-se para São Paulo quando Milton passou no Concurso do Banco do Brasil. De volta a Santos, nasceram Lúcia, Cecília e, por fim, Marcelo. Nesta ocasião já haviam comprado o Colégio Santa Cecília, escola que estava fechando.

Educação – Em 1961, ela e o marido, professor Milton Teixeira (em memória) venderam sua casa e transportaram tudo o que lá tinham – seus livros, o piano, a vitrola e até a roseira para uma escola que compraram no bairro do Macuco, na Av. Rodrigues Alves, 332, com classes de 1ª a 4ª série do Ensino Primário. Tiveram o apoio da irmã de Nilza, Emília Maria Pirilo, que foi a primeira diretora da escola.
Outro momento marcante na trajetória de Nilza foi quando adquiriram o Colégio Monte Serrat, na Rua Oswaldo Cruz, 266. A piscina, antes destinada à formação de talentos, estava cheia de carteiras quebradas. Foi daí que surgiu um compromisso com a educação integral: formar alunos-atletas, campeões no esporte e na área profissional. A criação do primeiro curso superior de Engenharia também foi um grande marco para as indústrias da Região. Os jovens trabalhadores das indústrias do Polo de Cubatão em busca da melhoria profissional encontraram respaldo no empreendimento de Nilza e Milton.

Em março de 2008, ela recebeu título de Cidadã Santista, homenagem da cidade de Santos por sua trajetória de vida.
Em 2019, ela e sua irmã Emília foram homenageadas também pelos alunos da Faculdade de Educação Física pelo Dia da Mulher, entre muitos outros justos reconhecimentos.

O Complexo Educacional Santa Cecília decreta luto oficial de 3 (três) dias, sem interrupção das aulas e demais atividades do Campus. As atividades esportivas (quadra e piscina) estão suspensas nesta quarta (16/11).

Os filhos compartilham suas memórias mais carinhosas e queridas sobre a inesquecível Nilza Teixeira:

“Nilza foi uma grande educadora, responsável pela formação de milhares de gerações. Desde a nossa fundação, fazia questão de receber cada um dos alunos pelo seu nome, analisava minuciosamente a carreira acadêmica aconselhando e incentivando os estudos, cuidava individualmente para facilitar e conceder benefícios de acordo com o perfil das famílias, promovia bazares e eventos internos mobilizando os pais para arrecadação de alimentos e roupas para doação. Ao lado de Milton e Emília, foi o grande alicerce do Santa Cecília criando uma forte identidade de apoio ao corpo docente e de valorização dos funcionários e buscando sempre a excelência e qualidade no ensino e em todas as atividades do Complexo. Tive o privilégio ainda de tê-la como mãe, minha maior professora da vida, que conciliou tão bem as atenções do lar e da Unisanta. Fazia questão de praticar a caridade, mantendo no Grupo das Formiguinhas ações benemerentes, não comprando, mas bordando peça por peça que eram doadas às mães e aos bebês recém-nascidos.”

Marcelo Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Unisanta

“Nilza é sinônimo de fé, crença no poder da Educação, força, amor sem medidas. Educou muitas gerações, ensinou a amar e servir aos outros com coragem para lutar pelos excluídos, sempre com alegria. Estendeu o grande amor por sua família a incontáveis seres humanos espalhados pelo mundo. Deixa imenso rastro de Luz que acompanha todos os que a conheceram. Fez todos os sacrifícios, viveu com simplicidade, fundou o Complexo Santa Cecília, junto com seu esposo Milton Teixeira e sua irmã Emília. Vendeu sua casa para comprar uma escola que estava fechando, em 1961, abraçando a missão de educadora comprometida com a evolução do ser humano.”
Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta e do Semesp

“As minhas melhores lembranças são aquelas convividas com a família. Mamãe deixou sua luz intensa de bondade e espírito de superação que alicerçou a união das nossas gerações. Conciliava como ninguém a atividade de gestão no Santa Cecília com as funções de mãe, esposa, mulher atuante e humanitária. E nos dizia: ‘Sempre permaneçam fazendo o Bem e se esforçando para serem melhores a cada novo dia’, enquanto cantava para seus filhos lindas melodias e sorria vencendo tantos desafios.Ao lado de meu pai Milton Teixeira e da tia Emília doou-se por inteiro para propiciar a formação educacional a crianças, jovens e adultos, empreendendo na Instituição a qualidade na pesquisa, no ensino e nos serviços à comunidade. Todos os alunos e suas famílias bem como os funcionários eram por ela recebidos igualmente com sua generosidade e seu exemplo de fé e coragem! Sua trajetória na benemerência é reconhecida por movimentos de desenvolvimento social em todo o País. Essa criatura simples, sensível e de uma força espiritual tão elevada deixa um legado de amor a todos que com ela evoluíram para a alegria!”
Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta