Ao longo desta quarta-feira, 16/11, amigos e autoridades importantes de todo o Brasil lamentaram o falecimento da inesquecível Nilza Maria Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília.

O corpo está sendo velado desde as 12h, na Capela Ecumênica da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, de onde sairá o cortejo em direção ao Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. O sepultamento ocorrerá às 18h.

As mensagens destacam o legado da perseverante professora na Educação e também lembram as memórias carinhosas de quem conviveu e conheceu Nilza:

“Triste em saber do falecimento da professora Nilza Maria Pirilo Teixeira. Nilza foi referência no desenvolvimento da educação particular e do desporto em Santos. Meu reconhecimento pelo trabalho realizado e meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu, no Twitter, o ministro da Educação Victor Godoy.

“Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento da dona Nilza Maria Pirilo Teixeira, uma grande entusiasta da educação. Fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, ela sempre trabalhou muito para transformar o Santa Cecília no que é hoje: uma grande potência educacional. Meus sinceros sentimentos aos filhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo”, disse em seu Instagram Adriano Catapreta, secretário de Saúde da cidade de Santos.

“Quanta força se escondia por trás de olhos tão doces! Meus sentimentos a toda família Teixeira, em especial aos filhos Lúcia, Sílvia, Cecília e Marcelo. Nilza Pirilo, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília e um exemplo de mulher que sempre viverá em cada alma que tocou com sua bondade”, escreveu Audrey Kleys, jornalista e vereadora pela cidade de Santos, em uma postagem na sua conta do Instagram.

“Meus sentimentos para toda a família Teixeira pelo falecimento de D. Nilza, uma das fundadoras da minha amada @unisanta_oficial. Muito atuante e presente, sempre me lembrarei do seu sorriso ao me ver retornando com medalhas para Santos. Uma vida admirável e um grande legado, meu abraço a toda família a Unisanta”, escreveu, em seu Instagram, Ana Marcela Cunha, nadadora, campeã olímpica e atleta da Unisanta.

“Meus sentimentos aos familiares e amigos da nossa querida Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília. Muita luz em sua passagem. Que os seus ensinamentos sejam eternizados!”, publicou em seu Twitter, Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal eleito pelo estado de São Paulo e ex-prefeito da cidade de Santos.

“Quero lamentar profundamente a partida da Dona Nilza Maria Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília. Minha história se confunde com a do Santa, onde passei por muitas salas de aula, desde quando comecei a lecionar e acompanhei sua obra, ao lado marido Milton e da irmã Emília, em transformar a pequena escola num dos mais importantes centros de educação do País. Nesse momento de pesar, quero me juntar aos seus filhos Sílvia, Lúcia @luciateixeira7, Cecília e Marcelo @marcelopteixeira, e celebrar a memória dessa grande educadora. #Luto”, lamentou em seu Instagram Telma de Souza, vereadora da cidade de Santos, ex-prefeita do Município e ex-deputada federal e estadual pelo estado de São Paulo.

“Nilza deixou um legado maravilhoso. Uma pessoa dinâmica e com astral maravilhoso, sempre dando uma palavra amiga e um conforto para todos nós. Devo muito a ela tudo que faço aqui dentro, hoje, como diretora do Colégio. É uma saudade muito grande”, lamentou a Prof.ª Marilisa Grottone, diretora do Colégio Santa Cecília.

“Impressionante a gente ver a linha do tempo e entender que futuramente ainda há algo muito maior a ser construído. Ela fez a sua parte e com certeza terá uma continuidade muito promissora e muitas vidas serão tocadas”, relatou Rony Siqueira, presidente do Instituto Educações, que veio de Manaus para comparecer ao velório.

“A família Teixeira tem uma referência, principalmente na área da Educação. O jeito de não sermos esquecidos é deixando uma história e a Dona Nilza deixou uma história para toda nossa região”, destacou a deputada federal Rosana Valle.

Leia mais: Morre Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília