Centro de Excelência de Natação da Seleção Brasileira será projetado pelo Ministério dos Esportes, Prefeitura de Santos e Universidade Santa Cecília (Unisanta). Essa notícia foi divulgada pelo Pró-reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira, em recepção às atletas de ouro da Natação Unisanta, Ana Marcela Cunha e Izabelle Longo, campeãs em competições realizadas no Brasil e no exterior, no dia 1º/4.

Teixeira afirmou que a Unisanta foi escolhida pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, pela excelência da equipe técnica e infraestrutura, mas, principalmente, por ser uma instituição de educação e pesquisa. “É uma iniciativa do Ministério dos Esportes e da Prefeitura Municipal de Santos, através do prefeito João Paulo Papa. Ambos querem melhorar os bons resultados dos atletas visando as Olimpíadas de 2016, mas querem desenvolver trabalhos que não se restrinjam ao importante evento internacional no Brasil, mas também renovar e revelar novos atletas para o País, ampliando o campo social”, contou o Pró-reitor para a imprensa na recepção às nadadoras.

Além desta notícia em primeira mão, os jornalistas que compareceram à Unisanta, no dia 4/4, também aproveitaram a presença das atletas de ouro e amigas Ana Marcela e Izabelle, que mantêm suas rotinas de treinamentos para as próximas competições.

“É sempre muito bom nadar ao lado da Ana, pois eu me esforço para chegar no tempo dela e isso aumenta meu ritmo de treinamento. Na Travessia dos Fortes, no Rio, desde o começo da prova eu saí na frente, sabia que o ritmo das outras atletas também era forte, mas consegui liderar a prova desde o começo”, relata Izabelle.

Ana Marcela treina com o foco nas etapas da Copa do Mundo. “Usamos uma estratégia diferente em Israel e deu certo. Consegui um pouco mais de gás para disputar forte no final da prova. Vou treinar para próxima etapa em Cancun, no México”, explica a atleta, que nadará nas águas mexicanas no dia 24 de abril.

Domingo de ouro – O primeiro dia do mês de abril (domingo), teve cor de ouro para a natação da Unisanta. Em Israel, a campeã mundial Ana Marcela venceu a 3ª Etapa da Copa do Mundo 2012 de Maratonas Aquáticas, realizada em Eilat. Ana completou os 10 quilômetros no Golfo de Eilat, no Mar Vermelho, em 2h02m37s45, com a russa Ekaterina Seliverstova logo atrás (2h02m37s80). Outra russa, Anna Cruseva completou o pódio (2h02m38s85). Poliana Okimoto foi a quarta colocada (2h02m39s25).

No Brasil, deu dobradinha da Unisanta na 10ª edição da Travessia dos Fortes, que teve como cenário a bela praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No feminino, Isabelle Longo levou o ouro e no masculino, Luiz Rogério Arapiraca venceu os mesmos 3,5 quilômetros em uma final emocionante com o gaúcho Samuel de Bona, campeão da edição do ano passado. O também gaúcho, Fernando Ponte, foi o terceiro. Os outro atletas da Unisanta na competição conquistaram o quinto e a sexta colocação, Victor Simões e Luan Souza, respectivamente.