Nesta terça-feira (21/5), às 14h, o mestrando Hélio Hallite apresenta a dissertação com o tema “Impactos ao meio aquático do sistema de travessia de balsas entre Santos e Guarujá”, no Consistório do bloco “M”, da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Hélio estudou, durante dois os anos, os impactos ambientais do sistema de travessia entre Santos e Guarujá, as operações do sistema de balsas, suas intermináveis filas e as características do serviço de travessia. O tráfego marítimo no canal do porto nunca foi tão intenso, seja para atender às supersafras da agroindústria, pela expansão das operações com contêineres e pelo boom do turismo de passageiros, que já reuniu nove navios em um mesmo dia.

“Se o serviço de travessia por balsas tivesse que ser implantado nos dia de hoje, para ligar Guarujá a Santos, dificilmente receberia o licenciamento ambiental para operar. É preciso repensar nossas embarcações, o quanto poluem, de qual forma, em que intensidade. Infelizmente a poluição que identificamos na estrada é quase sempre invisível sob as águas”, afirma Hélio.

’Análise e adequação de material didático-pedagógico de apoio para o ensino de ecologia da Baixada Santista’’ é o tema da dissertação de mestrado em Ecologia de Cynthia Stelita Schalch, que será apresentada nesta quarta-feira (22/5), às 14h, no Consistório.

Na quinta-feira, 23/5 às 14h, no Consistório, o tema será “Apropriação crítica de tecnologias, percepção socioambiental e petróleo em Santos, São Paulo”, a cargo da mestranda Maira Begalli.