Os autores dos melhores trabalhos apresentados no 14.º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – Cobric, realizado no dia 29 de outubro, foram homenageados com menções honrosas e a entrega do Prêmio Dr. Milton Teixeira nesta quinta-feira (17/11), no Consistório. O evento contou com a presença da Alta Direção da Unisanta.

As alunas Gabrieli Silva Soares, Letícia Lagos Moura da Silva, Maria Fernanda Alves da Silva e Rafaela Lacerda Grilo, responsáveis pelo trabalho intitulado “Captação de águas pluviais na ciclovia de Santos com a utilização de concreto permeável”, foram condecorados com o Prêmio Dr. Milton Teixeira. O projeto vencedor teve a orientação do professor João Guedes Neto.

Letícia explica que o reservatório foi projetado com intenção de ser implantado na ciclovia da orla da praia de Santos e utilizar das águas pluviais para fins não potáveis, como a irrigação do jardim e também lavagens de vias públicas.

Após a premiação, foi anunciado que o projeto irá fazer parceria com a Unisanta. “Foi uma grande surpresa. Nós só iríamos planejar na orla de Santos e fomos convidadas pelo professor Marcus para fazer a implantação do projeto na faculdade. É de suma importância fazer o nosso trabalho sair do papel e não ser só um projeto de graduação. Ele vai ser implantando e vai gerar benefícios, tanto para Santos quanto para a Universidade”, celebra Gabrieli.

O evento também encheu os pais das alunas de orgulho. Sérgio Lacerda, pai de Rafaela, diz que a medalha irá motivar a filha a ampliar seus conhecimentos. “Para gente, é motivo de orgulho ter uma filha formada pela Unisanta, em Engenharia Civil, e receber esse prêmio fantástico que, com certeza, fará parte do currículo dela”, complementa.

Já com as menções honrosas, dois grupos foram escolhidos para receber a gratificação.

Formado pelos alunos Kaliny de Oliveira Moraes, Lucas Simões da Silva, Paula Vilas Boas Ferreira, Raquel Oliveira Alvarez e Victória da Silva Costa, este trabalho falou sobre “Projeto de dispositivo de sustentação de cadeira para trabalho em fachadas de edifícios” e foi orientado pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.

O outro projeto escolhido para receber a menção honrosa teve como autor o aluno Matheus Oliveira Costa, que abordou a “Comparação dos riscos de doenças cardiovasculares entre homens e mulheres idosos”. Ele foi orientado pela professora Sheila de Melo Borges.

Matheus conta também sobre a importância da participação no Cobric na vida acadêmica e profissional. “No futuro, vai trazer coisas muito interessantes. Entender como funcionou esse desenvolvimento acadêmico e ser premiado. Não só o prêmio em si, mas todo o significado que ele traz, em busca de conhecimento e um respaldo da ciência por algo que fazemos, gratifica muito a gente”.

A coordenação-geral do Congresso ficou a cargo da Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos. Também fizeram parte da comissão organizadora o Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas e a Profa. Dra. Nelize Maria de Almeida Coêlho.

“É um momento extremamente emocionante porque envolve todo o planejamento e a idealização de muitos professores e do corpo do técnico de informática. Quando chegamos no dia da entrega do prêmio, olhamos para trás e vimos que, realmente, valeu a pena. Esses que estão recebendo o prêmio estão aqui porque se dedicaram de alguma forma especial ou foi reconhecido pelo desempenho e pela ideia inovadora. Nós começamos a construir nossa história profissional, por meio de pequenos momentos. Este é um deles”, comemora a Profa. Dra. Brigitte.

A coordenadora-geral do Congresso também ressalta o alto nível dos trabalhos apresentados no evento e, sobretudo, a preocupação dos alunos com a questão da melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio de projetos que abordaram esse tópico. Dessa forma, segundo ela, a comissão organizadora e científica optou por dar um Prêmio Dr. Milton Teixeira e duas menções honrosas àqueles que já haviam se classificado para o top10 do Cobric/Unisanta.