Os alunos do 8.º semestre do curso de Ciências Contábeis apresentaram o Projeto de Avaliação Final (Seminário Prático de Final de Curso), como parte integrante da disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade, na última quinta-feira (17/11).

O tema abordado foi “A importância do contabilista para uma boa governança corporativa, nos negócios empresariais”. A dinâmica funcionou da seguinte forma: os alunos foram divididos; os grupos “1” e “3” representavam uma empresa de Assessoria Contábil, nos segmentos de Auditoria e Perícia Contábil, e os grupos “2” e “4” representavam uma empresa Construtora e Incorporadora Imobiliária.

A atividade teve como objetivo aplicar os principais conceitos, princípios e exemplos práticos, vivenciados em todas as disciplinas do curso. As empresas “hipotéticas”, mutuamente, questionaram a prática efetiva de uma boa governança corporativa.

Mas, o que parecia ser apenas uma apresentação normal de projeto, tornou-se uma noite especial. Ainda antes do seminário, os formandos convidaram o professor José Antonio Evangelista para ser paraninfo da turma.

Para a sala, a experiência foi enriquecedora e muito especial. Vittor Biondo, aluno, explica que, como a turma está se formando, é uma última chance de reunir todos, debater ideias e preparar uma apresentação.

“O trabalho foi muito bom. Usamos bastante criatividade para conseguir enxergar como é um processo de Auditoria na prática e o professor também deu bastante liberdade para nós”, comenta a aluna Júlia Santos da Silva.

Marcela Cabral, que já atua há 1 ano com auditoria contábil, concorda que o projeto agregou na formação e seguiu exatamente o mesmo processo da sua rotina no trabalho. “Tivemos a oportunidade de auditar uma empresa que foi criada pelos colegas de classe e identificar processos de risco e aspectos que poderiam ser melhorados, então aplicamos nosso conhecimento e o que aprendemos durante o semestre”.

Já o aluno Luciano Santos da Silva Pinto já é formado em Administração pela Unisanta em 2005, trabalha no ramo tributário e retornou à Instituição para atuar na área de gestão contábil e conquistar o registro profissional. “A experiência é muito bacana. Vejo os alunos mais novos nervosos com a apresentação, mas o professor aborda um tema muito atualizado, estamos falando de Governança Corporativa que é necessária em empresas grandes ou pequenas”, relata.