Melhores projetos de incentivo à leitura são premiados no XXIII Encontro do Proler

876

Os vencedores do Troféu Proler e Escreler foram conhecidos na manhã desta quinta (26/10), durante a cerimônia de abertura do XXIII Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler-BS/Unisanta). Com o tema “Leia Arte e sua diversidade”, o evento é realizado nos dias 26 e 27/10, nos períodos da manhã e tarde, no Auditório da Unisanta. Palestras e workshops integram a programação.

“Agradecemos o apoio nesses mais de 20 anos. Nossas mãos unidas nos fazem chegar ao destino da formação. O trabalho faz com que alunos, família e a comunidade possam se descobrir através da cultura e da arte. Sintam em nossa instituição um porto seguro, capaz de apoiar e aplaudir os projetos de leitura”, disse a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sìlvia Ângela Teixeira Penteado durante a solenidade.

A presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira também esteve presente no evento. “Através da leitura conseguimos ver as pessoas, o mundo e o que cada um pode fazer para o estímulo do outro, com muita criatividade. É uma satisfação estarmos juntos mais uma vez”, afirmou. Educadora e escritora, Lúcia também falou sobre o seu novo livro: Caminhos para Voltar a Ver Estrelas, que está em fase final e será voltado ao público juvenil e aos jovens de todas as idades.

Para a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profª. Conceição Dante, o trabalho é árduo, mas a satisfação maior ainda. “Trabalhamos continuamente, há mais de 20 anos. É uma satisfação imensa acolher todas essas pessoas, é um trabalho muito prazeroso, realizado com e para os professores. A Unisanta está sempre aberta para recebê-los.

Os melhores textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos foram premiados com o Troféu Escreler. Os vencedores foram:

1º Josiane França Lima, da EM Dr. Roberto Shoji, de Praia Grande

2º Marcelo Lima, da EE Canadá, de Santos

3º Maria Araújo, da EM Albert Einstein, de Praia Grande

Os melhores projetos de incentivo à leitura da Baixada Santista premiados com o Troféu Proler 2017 foram:

Categoria SEDUC

1º – Ler para acolher, da Seduc Santos.

2ª – Portos de Leitura, da Seduc Praia Grande.

3ª – Audiolivro, da Seduc/DRE São Vicente.

Categoria Escola

1º – Gostar de ler: Escritores em ação, da EM Amêndola, de Itanhaém.

2º – Contação de Histórias e Teatro de Fantoche, da EE Enio Vilas Boas, de São Vicente.

3º – Histórias para contar e encantar, da UME Prefeito Esmeraldo Traquínio.

Categoria Professor

1º – Periscópio: o olhar além das palavras, do Colégio Presidente Kennedy, de Santos.

2º – Guarda-Poemas, da EM Dr. Roberto Shoji, de Praia Grande

3º – Leitura compartilhada, da EM Primeiro de Maio, de Guarujá.

Categoria Secult

1º – Curso livre de formação de escritores, da Secult Santos.

Categoria Comunidade / ONG / Pesquisador

1º – História e Traços de Praia Grande: As múltiplas leituras da cidade, de Praia Grande.

2º – Biblioteca Comunitária, de Itanhaém.

Categoria Biblioteca / Sala de leitura

1º – Biblioteca dinâmica, da Escola Municipal Profª. Maria de Lourdes Santos, de Praia Grande.

2º Recontando os Clássicos, da EM Franklin Delano, de Guarujá

3º Teatro Literário, da EE José Cavariani, de Guarujá.

Para os secretários e dirigentes de Educação, o comprometimento das escolas com o Proler é fundamental para que as ações tenham ótimos resultados. “Precisamos desse apoio, amparo e compromisso para salvar vidas através da leitura e da escrita. Ver o mundo com outros olhos. Vislumbrar um mundo melhor a partir dos livros”, disse a dirigente de Ensino de São Vicente, Profª. Regina Cátia Spada Lourenço dos Santos.

“Parabéns à Unisanta pelo evento e por sua grande participação mensal, que faz parte do cotidiano de todas as Secretarias”, concluiu o secretário de Ensino de Santos, Prof. Carlos Alberto Ferreira Mota.