EAD UNISANTAA Universidade Santa Cecília levará sua experiência de 55 anos de excelência na educação a 27 cidades, de diversos estados, permitindo formar novos profissionais qualificados

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) se consolida como centro de excelência em Educação a Distância, com polos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), em 27 cidades brasileiras, de diversos estados.

Para o credenciamento, foram selecionados pelo MEC sete polos, para visitas de avaliadores: Sorocaba, Araçatuba, Bertioga, Manaus, Araraquara, Valparaíso de Goiás e Patos de Minas, este último entre os dias 5 e 9/6. Após essas análises in loco,  da Organização Institucional, Corpo Social, Infraestrutura e Requisitos Legais, a Universidade Santa Cecília foi autorizada, com excelente conceito, a operar em todos os polos de apoio presencial, propostos pela Instituição.

De acordo com o diretor de Educação a Distância da Unisanta,  Prof. Dr. Marcelo Cruz, após as onze visitas do MEC para autorização de polos e reconhecimento de cursos,  a EAD da  Unisanta  fecha o semestre com chave de ouro. “Isso significa dizer que a marca e a qualidade Unisanta estarão, já no próximo semestre, presentes em mais 27 municípios. Uma expansão significativa e importante, uma vez que a Universidade levará sua experiência de 55 anos de excelência na educação a esses locais, permitindo formar novos profissionais qualificados, que não teriam essa oportunidade se não fosse a EAD”, conclui.

Cursos EAD da Unisanta: excelentes avaliações do MEC

Além do credenciamento dos Polos, todos os cursos em EAD da Unisanta avalizados pelo MEC também tiveram excelentes avaliações, no processo de reconhecimento. Dos dez cursos oferecidos, todos os avaliados (cinco) foram reconhecidos pelo MEC com ótimo conceito – nota 4 (o máximo é 5): Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Segurança Pública, Logística e Processos Gerenciais.

Os demais, Gestão Ambiental, Marketing, Pedagogia – Licenciatura, Administração e Ciências Contábeis, ainda não foram avaliados, porque ainda não formaram a primeira turma.

Relatórios de Avaliação de Cursos Foram avaliados os itens Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente; Infraestrutura e Requisitos Legais e Normativos. Entre os pontos destacados pelas comissões estão: Estrutura e Conteúdos Curriculares, Modelo Didático-Pedagógico, Material didático; Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador; Titulação do corpo docente do curso; Experiência de magistério superior do corpo docente; Experiência do corpo de tutores em educação a distância; Bibliografia e Periódicos especializados; Laboratórios didáticos especializados.

Para os avaliadores de Gestão Financeira, um dos destaques do curso é o material didático, que é feito pelos professores que oferecem as disciplinas. De acordo com o relatório, “uma equipe de design institucional é responsável pela transformação do material didático enviado pelos professores nos conteúdos exibidos pelo AVA (apostilas, vídeos, web-aulas, etc.), mantendo um padrão uniforme e coerente”.

Já o relatório de Logística elogia, entre outros itens, os equipamentos e softwares dos laboratórios especializados do curso  da Unisanta, que atendem de maneira excelente aos aspectos: apoio técnico, manutenção de equipamentos e atendimento à comunidade, dispondo de serviços de terceiros para manutenção e garantia do bom funcionamento.

A avaliação de Gestão de Recursos Humanos aponta que a estrutura curricular “contempla muito bem os aspectos flexibilidade e interdisciplinaridade, conduzidas principalmente pelo Projeto Integrador, acessibilidade pedagógica, com disciplinas voltadas para a diversidade, cultura e metodologia, compatibilidade da carga horária total e articulação teórico-prática, com a maior parte da carga horária (71%) focada na área específica do curso”.

Para a comissão do MEC que analisou o curso de Processos Gerenciais, “os procedimentos de avaliação utilizados nos processos de ensino-aprendizagem atendem, de maneira excelente, à concepção do curso definida no seu Projeto Pedagógico do Curso”. Já sobre a experiência do corpo docente, o relatório atesta que “todos os 19 professores que compõem o colegiado do Curso possuem mais de 3 anos de experiência profissional e mais de 2 anos de experiência de magistério superior”.

De acordo com o relatório de Segurança Pública, o Projeto Pedagógico do Curso apresentou sintonia com as diretrizes curriculares nacionais para educação a distância, procurando favorecer a formação de profissionais com uma visão ampla e crítica da realidade regional, por meio do fomento à pesquisa científica, cultural e tecnologia. Na visão dos avaliadores, o  projeto tem por objetivo realizar uma ação transformadora da realidade, a partir do desenvolvimento social pautado em ações efetivas de gestão da segurança pública na região.