Aluno do Colégio Santa Cecília e integrante da equipe Resistência/Unisanta/HomeLife/Fupes, Matheus Bortolomasi sagrou-se vice-campeão da Youth League de Karatê, disputada em Monterrey, no México, no último domingo (29/9) e classificou-se para o Campeonato Mundial. Com o resultado, o atleta está em 1º lugar no ranking nacional e no top 5 mundial da categoria cadete Kumite -70kg.

No México, o atleta venceu as lutas disputadas contra um holandês, um espanhol e seu adversário brasileiro,  chegando à  final. Seus próximos desafios serão a disputa da final do Campeonato Brasileiro, em Uberlândia, de 10 a 13 de outubro, e o Mundial, no Chile, de 25 a 27 de outubro.

Matheus iniciou no esporte na Escolinha de Karatê da Unisanta, aos seis anos, com o Sensei Paulo Bartolo. “Ele não era o que tinha mais habilidade no grupo, mas era o que mostrava mais seriedade e determinação. Logo o apelidei de ‘Champ’ porque via nele as características necessárias para ser campeão”, explica Bartolo.

Ainda de acordo com o Sensei, Matheus foi preservado das competições oficiais até os 11 anos, enquanto se formava o seu caráter e personalidade. “A partir daí, começou a competir sério e foi somando experiências entre vitórias e derrotas. Hoje é o número 1 do ranking com 15 anos, está entre os cinco melhores do mundo e vai disputar o seu primeiro mundial no fim do mês”.