Maressa treina equipes nas categorias infantil e juvenil de natação da Universidade Santa Cecília. As duas lencionam na Faculdade de Educação Física da Universidade.

As professoras da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profª. Mestre. Maressa D´Paula Rosa Gonçalves Nogueira e a Profª. Drª. Carla Luguetti participaram dos capítulos 5 e 7 do livro “Esporte de alto rendimento: fatores críticos de sucesso – gestão – identificação de talentos”, da editora Phorte, que está sendo lançado.   Além de ser lecionar na Faculdade de Educação Física da Unisanta (FEfeSP), Maressa D´Paula é técnica das equipes nas categorias infantil e juvenil da natação da Unisanta.

O livro, organizado por Maria Tereza Silveira Böhme e Flávia da Cunha Bastos traz um novo olhar sobre a organização do chamado esporte de alto rendimento. Ele apresenta a estrutura operacional de uma pesquisa internacional – fundamentada no modelo SPLISS (Sports Policy Factors Leading to International Sporting Success ) , cujo objetivo era fazer uma comparação das políticas e do ambiente para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em diferentes países, incluindo o Brasil.

“ Buscava-se, com a referida pesquisa, identificar e conhecer melhor as políticas voltadas ao fomento do esporte de alto rendimento, bem como o clima geral proporcionado para atletas, treinadores e gestores esportivos”, explica Maressa. As informações gerais sobre o modelo SPLISS, as bases que levam ao sucesso esportivo de alto rendimento no contexto internacional e, em particular, os resultados e as perspectivas no esporte brasileiro constituem o foco dos diversos capítulos.

Por conta de um convite do grupo de pesquisadores do consórcio SPLISS (para participar de um projeto de pesquisa internacional, o “Competitiveness of nations in elite sport – An international comparison of elite sport policies and climate”), os estudos nessa temática tiveram início e continuaram a se desenvolver.

“Temos participado de congressos nacionais e internacionais como o ICSEMIS, um Congresso Olímpico inédito que está na sua terceira edição e será realizado na cidade de Santos entre as Olimpíadas e Paralimpíadas. E também temos publicado artigos científicos em revistas nacional e internacional”, diz a treinadora.

Especialistas na área-  O livro “Esporte de alto rendimento: fatores críticos de sucesso – gestão – identificação de talentos”, conta com a participação de vários  especialistas. “O assunto abordado no capítulo que participei foi o suporte durante e após a carreira do atleta, o Pilar 5 do modelo SPLISS”.

Ele envolve aspectos financeiros e serviços de apoio, além do financeiro como os oferecidos por equipes multi e interdisciplinares (médico do esporte, nutricionista, preparador físico, psicólogo, massagista, fisioterapeuta, biomecânico, fisiologista, assessoria jurídica, assessoria de mídia, coaching, etc),  oferecidos durante a carreira do atleta,  e programas de apoio que ofereçam suporte ao atleta para se preparar para o término da carreira esportiva e início de uma nova fase profissional”, explica. Maressa.

Um dos motivos para a escolha do tema foi devido a sua carreira de nadadora. Na época, não existiam  os programas atuais de suporte financeiro, tanto estadual quanto federal, para que os atletas pudessem ter mais recursos para o investimento e desenvolvimento em sua modalidade. “No término da minha carreira como atleta de alto rendimento eu buscava mais informações sobre como pleitear as bolsas oferecidas aos atletas e auxiliá-los nesse processo, pois muitos deixavam de solicitar o benefício por desconhecerem os critérios. E com isso acabavam não recebendo um suporte maior que possibilitasse melhorar seu desempenho esportivo”.

E o segundo motivo para a escolha deste tema, foi sua angústia de atleta, pois Maressa estava pra encerrar sua carreira como nadadora, devido a sérias lesões nos joelhos.  “Com o término da faculdade e pós-graduação eu já estaria “habilitada” a trabalhar, mas buscava uma oportunidade através de estágios desde o 3º ano e não conseguia conciliar com minhas atividades ainda como atleta por conta dos treinos pela manhã e em alguns períodos à tarde também. Além disso, para me manter na equipe e continuar meus estudos, eu deveria me recuperar adequadamente e realizar os tratamento no joelho para que conseguisse manter os resultados. Então essa dificuldade existe na carreira de todo atleta que se dedica em tempo total ou parcial. Com essa rotina eu acabava sem tempo suficiente para me preparar para minha futura carreira profissional”, ressalta a professora e ex-atleta.

O livro já está a venda no site da editora Phorte, para mais informações acesse: http://www.phorte.com.br/produto/2387/livro-esporte-alto-rendimento-fatores-criticos-gestao-identificacao-talentos-2367/

maressa (3)

 

 

maressa (2)