Apesar dessa previsão, o Núcleo afirma que, provavelmente, o impacto das ondas nas estruturas urbanas será menor do que nos dois eventos maiores ocorridos neste ano na Baixada Santista, devido à menor intensidade das ondas e menor amplitude de maré.  

Uma nova ondulação formada em oceano aberto (Figura 1) toma força na noite desta quinta-feira (06/07) e atinge o ápice na madrugada de sexta-feira (08/07), com previsão de ondas de 1,8 metros na região da Entrada do Canal do Porto de Santos.

Segundo as previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), as ondas devem atingir, por volta das 5h00 do dia 8/07, uma altura significativa de 1,8 metros na região da Entrada do Canal, 1,3m na região da Ilha das Palmas e de 0,62m na Praia da Ponta da Praia (Figura 2).

Entretanto, apesar dessa previsão de maior ondulação, provavelmente o impacto das ondas nas estruturas urbanas será menor, se comparado aos dois eventos extremos ocorridos nesse ano, devido a menor intensidade das ondas e menor amplitude de maré. Nesse sentido, a previsão para a sexta-feira é uma altura máxima de maré de 1,51 metros às 4h00, representando um aumento de 21 centímetros em relação a maré astronômica prevista pela tábua de marés (Figura 3).

“Ainda assim, ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo e ocorrência de ondas com maior intensidade”, informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

O NPH lembra que,  na ressaca ocorrida no dia 27/04, que causou prejuízos para a região da Aparecida e Ponta da Praia em Santos, a maré atingiu 2,0 metros, representando um aumento de 80 centímetros em relação a maré astronômica prevista pela tábua de marés.

Com relação as ondas, naquela ocasião (27/04), chegaram a atingir 4,00 metros, segundo as medições dos sensores da Praticagem de Santos.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas global para a região do Atlântico Sul.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul) e Ponta da Praia (linha verde).
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Praticagem de Santos (Ponta da Praia). A previsão da Tábua de Marés está representada em azul.