Esse foi um dos temas do III Workshop em Inteligência Computacional, realizado nesta segunda-feira (13/4), pela manhã e à tarde, na Unisanta.  Softwares também podem ajudar no controle de níveis em tanques de petróleo e de medições elétricas, entre outros fins.

 A Lógica não clássica, conhecida como Lógica Paraconsistente, tem auxiliado médicos a diagnosticar com maior rapidez doenças como câncer de mama, de pele e  mal de Alzheimer. Auxilia também os médicos no tratamento de disfluência na fala (gagueira), além de problemas de queixo saliente ou com reentrância.

“Quem dá a última palavra é o médico”,  afirma o professor doutor Jair Minoro Abe (IEA-USP/UNIP), coordenador do III  Workshop em Inteligência Computacional, realizado durante a manhã desta segunda-feira (13/4),  com prosseguimento à tarde, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Minoto Abe exemplifica: em exames como o de  um eletrocardiograma,  o equipamento tradicional gera um impresso no formato de rolo extenso de papel, analisado pelo médico. Com a inteligência computacional e o emprego da Lógica Paraconsistente, o software mostra a tendência para uma doença, on-line, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde no diagnóstico. O mesmo ocorre com um eletroencefalograma.

Estão presentes pesquisadores brasileiros de Lógica Paraconsistente, entre os quais a Unisanta desponta com dois grupos de pesquisa, reconhecidos internacionalmente.

III Workshop on Intelligent Computing System – WICS 2015.

O WICS 2015 tem como finalidade principal ser um amplo Fórum de discussão para pesquisadores que trabalham com investigação de novos procedimentos computacionais, principalmente no ramo hoje conhecido como Inteligência Computacional, incluindo aplicações de Lógicas Não Clássicas, tais como as Lógicas Paraconsistentes e outras novas formas de tratamento computacional de dados.

Ao contrário da Lógica Clássica, que é, binária,  e trabalha com os conceitos de sim e não, para uma hipótese, a Paraconsistente leva em conta as contradições humanas. Seu foco é resolver problemas conflitantes em determinadas situações de áreas como Medicina, Biologia e Engenharia entre outras, através da inteligência artificial.

Os estudiosos desenvolvem programas para que as máquinas consigam agir de forma inteligente, ou seja, tomar decisões complicadas sem que o operador precise consultar um especialista da área, levando em consideração contradições humanas e imprevistos.

A Universidade Santa Cecília é um dos principais núcleos de pesquisas do País em Lógica Paraconsistente e atualmente desenvolve vários projetos através de seu laboratório de Lógica Paraconsistente Aplicada (LaboLPA) instalado no Bloco F do Campus Unisanta.  O WICS foi idealizado pelo Grupo de Lógica e Teoria da Ciência da USP e o primeiro encontro dos pesquisadores ocorreu em 2013, em São Paulo.

O WICS 2015 é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Lógica e Teoria da Ciência do IEA-USP- Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, composto por professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec) da Unisanta, e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (Unip).

PROGRAMAÇÃO

Parte da tarde 

13h50 às 14h10 –  Lógica Paraquântica  LPQ – Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho (Unisanta/ PPGEMec).

14h10 às 14h30 – Métodos Paraconsistentes aplicados na determinação de atipicidades em dados originados de medições elétricas. Prof. Eng.  Carlos Jair Coletto (Unisanta/ PPGEMec).

14h30 às 14h50 – Lógica Paraconsistente Aplicadaem Sistemas de Automação e Controle.  Prof. Me Cláudio Luís M. Fernandes (SENAI/ Unisanta).

15h10 às 15h30 – Método Paraconsistente de Avaliação de Competências e Habilidades. Prof. Dr. Nélio Fernando dos Reis (Anhanguera/IEA-USP)

15h30 às 15h50- Aplicabilidade de um Framework Paraconsistente para Gestão de Riscos em Projetos de Software. Prof. Dr. Marcelo Nogueira (UNIP/IEA-USP).

15h50 às 16h10 – Classificador Paraconsistente de Atributos de Imagens Mamográficas Aplicado no Processo de Diagnóstico do Câncer de Mama assistido por computador. Prof. Dr Fábio Vieira do Amaral (UNIP/IEA-USP).

16h10 h às 16h30 – Controlador Lógico Paraconsistente aplicado em controle de níveis de Tanques de Petróleo– Prof. Me Rolden Baptista (Unimonte/Unisanta).

16h30 h às 16h50 – Utilização de ferramentas computacionais em Sistema Elétricos de Potencia. Prof. Dr. Alexandre Rocco (Unisanta/INESC).

16h50 às 17h10 – Fechamento do WICS. 2015.

Manhã

8h30 às 8h50 – Abertura.

8h50 às 9h30 – Uma Introdução à Lógica Paraconsistente – Prof. Dr. Jair Minoro Abe (IEA-USP/UNIP).

9h30 às 9h50- Lógica Paraconsistente aplicada na análise metalográfica utilizando características morfológicas de imagens digitais – Prof. Dr. Maurício Conceição Mario (Unisanta/PPGEMec).

9h50 às 10h10-   Reconhecimento de Patologias da Pele através do uso das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes –  Profa. Me Sheila Souza (FMUSP/ PRODESP).

10h30 às 10h50 – Identificação de Estados Paraconsistentes em Paralelo com Estados Quânticos. Prof. Dr. Euro de Barros Couto Junior (IEA-USP/PMSP)

10h50 às 11h10 –   Plataforma Robótica WEEGAL PI – Prof. Dr. Claudio Rodrigo Torres (Metodista/Unisanta).

11h10 às 11h30 – Aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada 2v em Tomada de Decisão de um Manipulador Robótico Industrial no Processo de Paletização – Prof. Eng. Vander Célio Nunes (SENAI/ PPGEMec).

11h30 às 11h50 – Aplicação da Lógica Paraconsistente utilizando MatLab – Profa. Me Dorotéa Vilanova Garcia (Unisanta/PPGEMec).

11h50 às 12h10 – Aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada 2v em Tomada de Decisão de um Manipulador Robótico Industrial no Processo de Paletização – Prof. Eng. Marcelo Saraiva Coelho (SENAI/ PPGEMec).

12h10 às 12h30 – Unidade Neural Artificial Paraconsistente de Extração de média móvel (UNAPEmm)” . Prof. Eng.  Clóvis Misseno da Cruz (Unimonte/PPGEMec).

Prof. Dr. Jair Minoro Abe (IEA-USP/UNIP)

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho (Unisanta/ PPGEMec)