Durante a comemoração, o prof. dr. Aldo Ramos, um dos fundadores e pesquisadores do Laboratório, foi homenageado por suas atividades acadêmicas e por seu  aniversário. Aos 80 anos, ele iniciou um pós-doutorado.

O Laboratório de Ecotoxicologia Professor Caetano Belliboni (Lecotox),  da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  comemorou  27 anos de existência na  terça-feira (5/6).  Nesta quarta-feira (6/6), o dr. Aldo Ramos, um  dos seus fundadores,  foi homenageado pelos  pesquisadores da Instituição.

Muitos profissionais já se utilizaram do Laboratório de Ecotoxicologia, para elaborar teses de  doutorado,  dissertações de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso  (TCC), e obtiveram grande sucesso em suas carreiras acadêmicas.

Um dos orientadores desses trabalhos científicos tem sido o professor doutor Aldo Ramos Santos.  Ele, que foi homenageado pelos serviços prestados, contou sobre o começo de sua carreira como educador e também sobre a criação desse espaço de pesquisas.

“O professor  Roberto Patella, diretor da  Faculdade de Ciências e Tecnologia, me convidou para lecionar Química Tecnológica há 35 anos,  porque o docente, que era Mario Retano, estava com problemas de saúde. E, paralelamente, eu era engenheiro no Petrobras. Quando me aposentei,  fui convidado para montar e coordenar o Laboratório de Ecotoxicologia, com o Prof. Dr. Augusto César, cujo  TCC, na época, deu origem ao Laboratório”, conta.

Durante o evento,  Aldo Ramos agradeceu à  Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira  Penteado, ao diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Dr. Antônio Salles Penteado,  e aos demais amigos e biólogos, com o quais trabalhou durante esses 35 anos de carreira. “Estou muito feliz por terem feito essa surpresa para mim”, completou o professor.

Muitos consideram professor Aldo como um exemplo. É o caso de Fábio Giordano, professor do Mestrado de Ecologia. “Ele é uma pessoa com 80 anos que começa um pós-doutorado na Unicamp. Iniciou o laboratório com o Augusto Cesar e tinha dois estagiários que,  hoje em dia, são professores doutores”, disse Fábio.

“Há cinco anos, sou assistente do Dr. Deovaldo no Laboratório de Operações Unitárias. Com o advento dos mestrados, participei como primeiro coordenador do Mestrado de Engenharia Mecânica, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Marcos Tadeu. Atualmente leciono nos mestrados de Engenharia Mecânica, Ecologia e Auditoria Ambiental”.

Pós-doutorado

Por fim,  Aldo Ramos falou sobre o andamento do seu pós-doutorado sobre Combustão e Descombustão, que tem parte da produção sendo feita na Unisanta.  “Ele está sendo feito na Unicamp sob a orientação do Prof. Dr. Elias Tamburgi e a parte experimental está sendo desenvolvida na Unisanta, sob orientação do Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior. Estou no começo, são dois anos. Ela consiste em uma câmara de combustão em vidro termorresistente para visualizar a chama e poder controlar as variáveis do processo.

História

O Laboratório de Ecotoxicologia Professor Caetano Belliboni (Lecotox), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi fundado em 5 de junho de 1991, e foi o primeiro no País a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de ensaios de toxicidade em efluentes líquidos e amostras ambientais. Desde 2006, o Lecotox está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO de acordo com os requisitos estabelecidos na norma da ABNT (NBR ISO/IEC 17025). Essa creditação junto ao INMETRO refere-se a excelência na realização das atividades de prestação de serviços.

Há 27 anos, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecotoxicológicos e ambientais. Durante esses anos, também foram realizados cerca de 3 mil ensaios de toxicidade atendendo a demandas de diversas empresas, tanto do Polo Petroquímico de Cubatão e do interior do Estado de São Paulo, como de outras regiões do País.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Lecotox, destacam-se as atividades de ensino, formação e aperfeiçoamento, com uma equipe altamente capacitada, formada por mestres e doutores reconhecidos na área. Atua ativamente junto ao meio acadêmico, ministrando aulas teóricas e práticas em diversos cursos e níveis educacionais, desde o ensino fundamental até a pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), tanto para alunos da Unisanta, como de outras instituições. Neste sentido, a equipe do Lecotox também contribuiu para a elaboração e consolidação do Programa de Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos.

Quanto às atividades de pesquisa, o Lecotox representa referência, participando de diversos projetos, tanto individuais, como em colaboração com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, tais como: Unifesp, Unesp, USP, UFSCar, UFSC, FURG e Universidades de Murcia, Granada, Alicante e de Cádiz – Espanha; Universidades do Algarve, Nova de Lisboa, Aveiro e Coimbra – Portugal.

Dentre esses projetos, destacam-se: Integrated Ecological Coastal Zone Management System – ECOMANAGE; Efeito do CO2 sobre a biodisponibilidade de contaminantes em sedimentos marinhos associados a vazamentos de reservatórios petrolíferos (ECO2Mar); Diagnóstico de resíduos sólidos, efluentes líquidos e fauna sinantrópica nociva nos portos de Santos e São Sebastião; Desenvolvimento de protocolos para a avaliação de risco ambiental de produtos farmacêuticos introduzidos em ecossistemas marinhos – AMBMAR.