Assessor acadêmico especial da Universidade Santa Cecília, o ex-diretor da Escola Politécnica da USP, prof. dr. José Roberto Cardoso, falará sobre As novas habilidades que a universidade não ensina, em prosseguimento ao ciclo de palestras “Ciências e Sociedade”, promovido pela Unisanta.

Um dos pioneiros em introduzir no Brasil um ensino mais atrativo e dinâmico nos cursos de Engenharia, inclusive na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o prof. dr. José Roberto Cardoso ministrará palestra no próximo dia 7/11, às 19h, na Universidade, na Sala 72 do Bloco F, 7º andar, na Rua Cesário Mota, 8, Santos.  O tema será “As novas habilidades que a Universidade não ensina”, dando sequência ao ciclo de debates  Ciências e Sociedade, promovido pela Unisanta.

A honraria mais recente anunciada ao dr. José Roberto Cardoso foi o título de Doutor Honoris Causa, conferido pela instituição francesa Grenoble INP, o que significa um reconhecimento internacional à qualidade de suas pesquisas científicas. O Instituto francês é centro de excelência mundial na área de Engenharia. A cerimônia de entrega da premiação será realizada em dezembro.

O prof. dr. Roberto Cardoso é livre-docente, doutor, mestre e graduado em Engenharia Elétrica.  Uma de suas preocupações atuais, além da pesquisa científica, é a necessidade de as escolas de Engenharia oferecerem um ensino mais atraente sem perder a qualidade, para reduzir a evasão dos alunos dos cursos logo nos primeiros anos.  Ele defende um ensino de Engenharia mais amplo, com o estímulo de outras competências para atender às exigências do mercado, como a criatividade, a inteligência emocional, noções de marketing e a capacidade de se comunicar e trabalhar em equipe.

Como assessor acadêmico da Unisanta, o dr. Cardoso inspirou as mudanças nos cursos de Engenharia da Universidade, feitas pelo diretor da Faculdade, coordenadores e professores, antecipando em três anos e meio as exigências do MEC, de aulas práticas desde o primeiro ano, determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, entre outras inovações.

Currículo

Natural de Marília, SP, José Roberto Cardoso recebeu os títulos de engenheiro eletricista, mestre, doutor e livre-docente em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP em 1974, 1979, 1986 e 1993, respectivamente. Foi docente na Faculdade de Engenharia Elétrica da Unisanta, sendo chefe de departamento e coordenador da pós-graduação da Universidade. De 1999 a 2014, foi professor titular do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da EPUSP.

Escreveu três livros, um deles em língua inglesa. É membro atuante de organizações internacionais que se dedicam à Educação em Engenharia.

Publicou mais de 70 artigos em revistas qualificadas e mais de 200 comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais.     É membro do corpo editorial de mais de 10 revistas no exterior.  No período de 1986 a 1987, fez pós-doutorado em Grenoble/França.