A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu na noite desta segunda-feira (14), um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro contemporâneo, Paulo Henrique Amorim, que lotou o auditório da Instituição para falar sobre seu livro O Quarto Poder – Uma outra história, da editora Hedra.

Com brilhante trajetória profissional, Amorim passou, ao longo de 50 anos, por funções como correspondente internacional, editor, redator e âncora dos principais órgãos da mídia nacional. Toda essa experiência lhe permitiu reunir em livro fatos que as notícias nunca deram: o ladro de dentro do jornalismo e do poder.

A obra, segundo resenha da editora, traz uma história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil desde os primórdios, no período Vargas, passando pela criação e pelo apogeu da Rede Globo, a partir do governo militar, e incluindo os bastidores de grandes momentos da história contemporânea (ditadura, período de transição, governos Sarney, Collor, FHC e PT).

Mostra ainda encontros reveladores com os principais nomes da mídia e do poder que fizeram e desfizeram a história recente do país e os bastidores dos episódios mais marcantes (Plano Cruzado, Plano Collor, negociação da dívida externa, Plano Real, debate eleitoral Collor x Lula…), até os dias de hoje.

Teoria aliada à prática – A presença de profissionais renomados e com larga experiência no mercado de trabalho é constante na Unisanta. Nomes a exemplo de Ricardo Kotscho, Boris Casoy, Hermano Henning e Caco Barcellos ministraram palestras e lançaram livros na Universidade.

Recém-formados que já atuam com destaque na profissão, também são convidados para falar aos universitários cecilianos, servindo de inspiração para quem ainda está nos bancos da faculdade.

Entre os inúmeros exemplos de ex-alunos que hoje atuam ao lado de referências na profissão está Thalita Oliveira, que apresenta o Domingo Espetacular, na Rede Record, ao lado de Paulo Henrique Amorim.

Trajetória – Thalita começou como estagiária na Santa Cecília TV e já em seu primeiro ano apresentava um quadro de cinema dentro do programa “Notícias do Campus”. Foi a primeira apresentadora do “Espaço Unisanta”, programa da mesma emissora.

Foto: Site R7

Formada em 2006, trabalhou na afiliada santista da RedeTV! Em 2007 foi para a TV TEM de Itapetininga, afiliada da Globo no interior, onde apresentou o “Tem Notícias” 2ª Edição.

No ano seguinte, Thalita passou a atuar na Rede Integração, afiliada da Globo de Minas Gerais, como apresentadora do MGTV 2ª Edição e editora de texto. Passou pela TV TEM de Sorocaba, exercendo a função de apresentadora do Globo Esporte local e do “Tem Notícias” 2ª Edição, além de exercer o cargo de editora de texto.

Em 2009 ela assinou contrato com a Record. Na emissora ela apresentou o programa “Tudo a Ver”, o jornal “Fala Brasil” e o programa “Esporte Fantástico”, com Mylena Ciribelli. Antes de entrar para o JRNews, ela apresentava o “Esporte Record News”, também exibido pela Record News.