A matéria foi publicada no Caderno Cidades, pagina A-7, e fala sobre o jogo e o debate que serão promovidos pelo Observatório nesta sexta-feira (16/8), às  16h. A dra. Patrícia Gorish, coordenadora do Observatório, traduziu o jogo e adaptou para as leis brasileiras.

O debate e jogo promovido pelo Observatório dos Direitos do Migrante da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram divulgados na edição desta quinta-feira (15/8) do jornal A Tribuna. Tratando sobre Refugiados e Migrantes, a matéria foi publicada com o título “Jogo de tabuleiro ‘convida’ a refletir sobre refugiados”.

O jogo é apresentado como evento oficial do calendário da 11ª Semana Municipal da Juventude de Santos. “O jogo foi uma ideia de um grupo de escoteiros da Europa, traduzida pela advogada Patrícia Gorisch, diretora do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM)”,  explica o jornal. “Além de criar cartas com diferentes situações comuns a migrantes, ela adaptou o jogo também às leis brasileiras e pôs no tabuleiro as barreiras encontradas por quem saiu de seu país em busca de refúgio ou uma vida digna”, acrescenta o redator.

Em entrevista, a advogada falou ao jornal Tribuna que a ideia do jogo é promover a reflexão e empatia, além de informar sobre como é a vida de um refugiado. “Porque a palavra refugiado tem sentido deturpada. As pessoas acham que é quem está fugindo, aprontou. Não. Há quem seja perseguido por sexualidade, crença, ideal ou fuja pela sobrevivência de um país em guerra. Tanto que os personagens foram tirados de notícias reais. ”

O evento acontece nesta sexta-feira (16) às 16h na Universidade Santa Cecília, na sala 74 do Bloco F. As inscrições para o jogo podem ser feitas através do Whatsapp (13) 99750-7868.