Créditos: Reprodução/ESPN Brasil

Colaborou Rodrigo Florentino

O jornalista João Carlos Albuquerque, dos canais ESPN, realizará uma palestra na Universidade Santa Cecília (Unisanta) na próxima segunda-feira (11), para alunos do curso de Jornalismo. O evento começará a partir das 19 horas no Auditório do Bloco E da instituição. João Carlos é jornalista e apresentador do programa “Bola da Vez”, na ESPN Brasil.

Ele é conhecido como João “Canalha” ou simplesmente Canalha, pelo frequente uso humorístico desse adjetivo, referindo-se a colegas de trabalho e espectadores, em tom de brincadeira.

Na terça-feira (12) acontecerá a palestra do jornalista Phelipe Siani, da Rede Globo. As duas palestras são abertas ao público. Confira a matéria.

Biografia

João Carlos de Albuquerque nasceu no dia 24 de junho de 1955 e começou sua carreira na Rádio Universal, na cidade de Santos, os 16 anos de idade. Formado em Direito, “O Canalha” trabalhou na Rádio Capital durante a Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Em 1981, foi para a Rádio Gazeta. Em 1983, começou a trabalhar para a televisão, apresentando o Jornal do Esporte na TV Gazeta. Em 1986, cobriu a Copa do Mundo, no México, pela Record. Também chegou a apresentar telejornais como o Jornal da Record e o São Paulo à Tarde.

Em 1988, foi para a Rede Manchete, onde apresentou telejornais, como o São Paulo em Manchete, transmitido pela TV Manchete São Paulo, então emissora própria da Rede Manchete, em São Paulo. Voltou para o futebol em 1990, quando cobriu a Copa do Mundo na Itália, pelo SBT e também apresentou, esporadicamente, telejornais nessa emissora. Também trabalhou na TV Cultura.

Em 1995, João Carlos entrou na ESPN no extinto programa “Limite”, onde abordava o tema de “automobilismo”. Em 2000, João Carlos Albuquerque sai da ESPN Brasil para um período praticamente sabático, voltando para Brotas. Em 2005, retornou para a ESPN Brasil, para apresentar um dos programas de maior sucesso do meio esportivo, o então “Bate Bola” 1ª edição”. Na ESPN Brasil, apresentou o programa “Bate-Bola na Veia”, um dos programas de maiores sucessos na emissora. Recentemente, ele assumiu o “Bola da Vez”.