As comemorações ocorrerão na próxima segunda-feira (11/3), às 20 horas, no Consistório e na Galeria de Arte da Unisanta.

Colaborou Rodrigo Florentino

O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP) iniciará as celebrações do seu aniversário de 50 anos de criação com o pré-lançamento do curta metragem Cinquenta e a abertura da exposição TEP 50 ANOS. Os eventos acontecerão na próxima segunda-feira (11), às 20 horas, respectivamente no Consistório e na Galeria de Arte da Unisanta.

O curta metragem Cinquenta (22 minutos) aborda a história do grupo através de farto material documental: recortes de espetáculos montados, fotografias de cena, fragmentos de material audiovisual,  matérias jornalísticas e alguns depoimentos, como os de Roberto Peres (saudoso jornalista e diretor teatral) e Carlos Pinto (ex secretário de cultura e Santos e ex integrante do movimento teatral santista).

Painéis artísticos, fotos e cartazes

A exposição TEP 50 ANOS é composta por dois painéis artísticos de grandes dimensões criados pelo designer Rafael Branco, que mostrarão  boa parte da trajetória do grupo, documentada por fotos de arquivo, material jornalístico e gráfico sobre suas principais montagens.

Também faz parte da exposição a amostragem de 50 fotografias (ampliadas) de cenas de espetáculos realizados pelo grupo ao largo destes anos,  clicadas por renomados fotógrafos que se dedicam a este tipo de registro, e que acompanharam o TEP em seu percurso. São eles: Antonio Abreu, Biga Appes, Delba Baraldi, Denise Braga, LF Mutti, Rafael Branco, Simone Soffredini e Tito Wagner.

Complementam a exposição 46 cartazes de espetáculos montados pelo grupo, criados em sua maioria pela designer Marcia Okida, e alguns figurinos e adereços, também de trabalhos do grupo, assinados por Lindalva Parorini e Gilson de Melo Barros. A exposição estará aberta ao público até o dia 28 de março, podendo ser visitada nos períodos da manhã e noite. O Consistório e a Galeria de Arte da Unisanta ficam na Rua Oswaldo Cruz, 277, no bairro do Boqueirão em Santos.

História

Criado no final dos anos 60 em plena ditadura militar, o grupo “sobreviveu” à história, passando por vários processos de criação em que se destacaram notáveis montagens teatrais, além de atividades audiovisuais que lhe valeram destaque em eventos cinematográficos. Viagens internacionais e prêmios em festivais locais, estaduais e nacionais também marcaram sua trajetória, tornando o grupo uma das referências do fazer teatral da nossa região.

Neste período, inúmeros artistas passaram pelo TEP deixando valiosas contribuições para a sedimentação do seu histórico. Entre eles, Toninho Dantas (agitador cultural), Domingos Fuschini (premiadíssimo figurinista e maquiador) e Zéllus Machado (ator e animador cultural). Valiosas também, entre tantos outros que por seus quadros transitaram, as participações de Nanci Alonso (uma das fundadoras do grupo e criadora do GAPA/BS), Miguel Hernandez (ator de diretor teatral) e Marco Antonio Rodrigues (diretor teatral e ex- secretário de cultura de Santos).

Para maiores informações contatar Gilson de Melo Barros, diretor e coordenador do TEP, no telefone 991723122 ou no e-mail gilson61barros@hotmail.com.