O Laboratório de Operações Unitárias da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, nesta terça-feira, 7/10, o diretor científico do Instituto Tecnológico da Vale, Laurindo Leal Filho.

O objetivo da visita foi uma nova pesquisa que será realizada entre o Instituto e a Unisanta para propor uma solução na umidade gerada entre a extração e o transporte do minério de ferro.

“Antes do minério de ferro ser embarcado, ele contém um certo teor de umidade, que acreditamos que seja possível reduzir. Vamos trabalhar em parceria com os pesquisadores da Unisanta, nos próximos 40 dias, para encontrar essa solução”, explicou o diretor científico.

A escolha pelos pesquisadores da Unisanta para participar deste projeto veio de uma relação de dez anos entre o trabalho de Leal Filho e do professor da Unisanta, Dr. Deovaldo de Moraes Júnior.

“Escolhi o Laboratório da Unisanta, pois ele se adequa às exigências necessárias para o desenvolvimento deste trabalho e por conta da linha de pesquisa do Prof. Dr. Deovaldo, em operações unitárias e fenômenos de transporte. Nos conhecemos por conta dos estudos desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP) e diversas orientações de alunos de mestrados e dourados. Confio muito no trabalho dele e acredito muito em resultados positivos para esta pesquisa”, contou Leal Fiho.

Os pesquisadores apostam que, até o início de 2015, já será possível aplicar na prática os resultados encontrados no projeto.