Beneficiar seus colaboradores e ajudar a descongestionar a demanda no INSS está entre os objetivos de acordo de cooperação técnica firmada entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Inédito na Baixada Santista, a parceria beneficiará colaboradores e professores de todo o Complexo Educacional Santa Cecília. O chamado “INSS Digital” vai facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade. O convênio foi firmado no último dia 10/5, no Consistório da Universidade.

De acordo com o gerente executivo do INSS em Santos, Dr. Claudio da Silva, a Unisanta é a primeira instituição da Baixada Santista a firmar a parceria. “Um dos motivos que nos levou a escolher a Universidade Santa Cecília foi o acordo que nós firmamos com a Universidade para que os alunos da Faculdade de Direito trabalhem na agência do INSS como estagiários. Com isso, verificamos que a instituição já teria todas as condições para iniciar esse processo na Região”. A parceria de sessão de estagiários para o Instituto foi realizada em agosto deste ano e é inédita no País.

Ainda segundo o gerente, o acordo de cooperação técnica muda um pouco o fluxo burocrático, pois, com ele, o segurado não terá necessidade de fazer o agendamento. Ele comparece à empresa em que fez o acordo, leva a documentação e essa documentação é digitalizada na própria empresa, assim como o acompanhamento.

“Não há necessidade de o segurado se deslocar até a agência para saber de andamento do processo ou até digitalizar os documentos. A partir do momento em que ele digitaliza os documentos na empresa, essa pasta do segurado com seus dados e documentos é transmitida para o INSS no nosso polo digital, a análise é feita por lá e retorna à agência”, completa Silva.

Para o pró-reitor da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, políticas que beneficiam os colaboradores do Campus, através de convênios e parcerias, são comuns no Complexo Educacional Santa Cecília. “Com o INSS já firmamos convênio que favorece os alunos e sua inserção no mercado de trabalho e agora firmamos esta parceria para professores e colaboradores. Além de facilitar o fluxo do INSS, evitando filas, comparecimentos, ela beneficiará o nosso colaborador, que conseguirá obter o seu benefício de uma forma muito mais rápida”.

“É um ato memorável. Duas instituições, que são reconhecidas pela confiabilidade, se unem no sentido de colaborar mutuamente com ações que possam ajudar o servidor, o aluno, o professor e principalmente o nosso funcionário”, disse a profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.

Na oportunidade, a reitora anunciou em primeira mão o lançamento do curso de pós-graduação Lato Sensu na área de Direito do Trabalho e Previdência Social. “Vai ser o primeiro da Região, em uma das mais importantes áreas, um grande cenário de formação também para nossos futuros formados”.

“Fomos procurados por um reconhecimento da qualidade e da seriedade que a Unisanta oferece. Um serviço de tanta responsabilidade, que envolve orientações aos segurados, não é qualquer um que pode fazer. Vocês receberão treinamento e, ao mesmo tempo, isso engrandecerá o currículo de vocês a serviço de toda a comunidade”, afirmou a profa. dra. Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.

Lúcia completa ainda dizendo que essa parceria abre um leque maravilhoso não apenas de serviço em um tema que o País debate e procura cada vez mais essa modificação, que é a Previdência Social, como também em termos da formação de pessoas.

Segundo o dr. Danilo de Oliveira, professor de Direito Previdenciário da Unisanta, o primeiro convênio foi alinhado pensando na qualificação profissional de nossos alunos e esta nova parceria foi feita pensando não só em nossos funcionários, mas sim no desafogamento do sistema como um todo. “Uma vez que a gente diminui também a demanda da agência, todo mundo acaba ganhando. Desta forma, conseguiremos reduzir o fluxo também da Agência ao facilitar esse atendimento para o nosso colaborador. Uma questão de responsabilidade social”, finaliza.