A primeira parada da exposição Mistura França e Brasil – 40 anos de Casa Camerati será dia 25/5, às 15h, no Instituto Acqua, em Santo André. Em Paris, será em novembro.

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do curso de Produção Multimídia (PDMM) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram convidados para expor seus trabalhos em Paris, na França. O projeto Mistura França e Brasil – 40 anos de Casa Camerati será apresentado em novembro, na Galeria do espaço Atelier Musical des Trois Tambours.

São 26 artes que representam visualmente a cultura Brasil/França. Os trabalhos foram elaborados por alunos e ex-alunos do curso, como parte da disciplina Design Gráfico, ministrada pela coordenadora, Profa. Márcia Okida. As obras foram desenvolvidas com diferentes técnicas, entre elas a colagem e o desenho digital, além de artes feitas à mão livre e digitalizadas posteriormente.

Antes de serem embarcadas para o território francês, as artes serão apresentadas na comemoração de 40 anos da Casa Camerati de Cultura, no dia 25 de maio, às 15h, no Instituto Acqua, em Santos André. No local, as obras poderão ser adquiridas pelo público e toda a renda será revertida para o projeto que proporciona aulas de música para crianças da comunidade Mário Cardim. Em agosto as obras estarão expostas na Casa Camerati.

A parceria entre o curso de Produção Multimídia e a Casa Camerati de Cultura surgiu ano passado, durante a exposição Tem Francês no Choro, realizada em comemoração ao Dia Nacional e Municipal do Choro – Centenário Jacob do Bandolim, no Clube do Choro de Santos.

“Recebemos a visita dos integrantes e alunos de música da França do Atelier 3 Tambours e da Camerati Casa de Cultura, na exposição Tem Francês no Choro. Ao final da exposição, nossos alunos foram convidados a levar as artes para a França. Convite este prontamente aceito. Terminamos 2018 e começamos 2019 em exposição, em Paris, e com muitas das artes sendo vendidas por lá”, disse Márcia.

A diretora da Casa Cameratti, Monica Marsola, conta que na época ficou muito impressionada com a exposição. “A Márcia teve a primeira ideia do Tem Francês no Choro. Eu pirei, não esperava uma coisa tão linda, verdadeira e apropriada. Muitas desses alunos (que estavam visitando a exposição) compraram pôsteres e levaram para França. Daí surgiu a ideia de fazer a exposição lá”, explica.

Desde então, as exposições dos alunos de Produção Multimídia da Unisanta têm acompanhado as apresentações da Casa Camerati no Brasil e exterior.

Segundo Mônica, a repercussão na França foi a melhor possível. “As pessoas em Paris acharam lindo. Tocamos em vários lugares da cidade e sempre levávamos os pôsteres. Eles gostam muito do Brasil e da música brasileira. Quando aparece uma coisa que consegue juntar Paris, Brasil e música é super bem aceito”.

No dia 4/5, Mônica esteve na Unisanta para levar as obras para a exposição Mistura França e Brasil – 40 anos de Casa Camerati e, mais uma vez,  aprovou a qualidade do trabalho dos estudantes.

“Eu não vejo uma diferença entre um aluno artista e um profissional artista quando eu olho a obra. Dessas que foram apresentadas eu considero de artistas profissionais. Agora, saber que são de alunos é melhor ainda. No fundo a gente acaba sendo aluno sempre. É muito legal olhar as obras e pensar: de repente, daqui há dez anos, esse garoto poderá ter alcançado uma projeção mundial ou nacional. O mais importante é essa disponibilidade interna que eles têm para fazer. Isso não tem preço.

A Camerati, aqui no Brasil, é a escola de arte que tem como princípio a integração das linguagens artísticas utilizando a música como fio condutor. Possui cursos de instrumentos musicais, canto, musicalização e dança contemporânea. Desde 2016 o Atelier 3 Tambours, na França, que tem uma estrutura como a da Camerati, integra o “Projeto Mistura”, que une e mescla as duas culturas: brasileira e francesa. Os integrantes são: Mônica Marsola, violonista, cantora, compositora e regente do Coral da Camerati; Louise Marty, harpista, bandolinista e regente do Coral do Atelier 3 Tambours e Patrick Marty, trompetista e diretor do Atelier 3 Tambours.