Falta apenas um dia para o encerramento das inscrições ao 11º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, o maior do País, que neste ano será realizado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. Podem se inscrever até esta sexta-feira (26/8), exclusivamente on line, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores.

O Congresso, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro na Unisanta, visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade. Na manhã desta terça-feira (16/8), houve uma reunião preparatória ao evento, com a presença de dirigentes e coordenadores do Semesp, da Universidade e professores avaliadores.

O diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, conheceu e aprovou as instalações necessárias ao evento, que envolverá cerca de 3 mil pessoas. Ele deu instruções aos professores avaliadores sobre todo o processo. Estava acompanhado pelo coordenador científico do CONIC, Ângelo Roberto Bete e pelo gerente de Marketing e Eventos do Semesp, George Amaral.

Estavam presentes as prof.as dras. Lúcia Maria Teixeira Furlani e Sílvia Teixeira Penteado, respectivamente, presidente e reitora da Unisanta, além da prof.a Briguitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa da Universidade. Lúcia é também diretora do Segmento Universidade do Semesp de São Paulo e presidente da Delegacia Regional do Semesp no Litoral.

Apresentações – A abertura e o encerramento do CONIC serão realizados no auditório do Bloco E, na Rua Cesário Mota, 8.
As demais atividades de logística – secretaria, CPD, laboratórios e salas para apresentação dos trabalhos serão concentradas na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Bloco M. No ato de inscrição, no Portal do Semesp, o aluno deve optar entre apresentar o trabalho oralmente em sala ou por meio de pôsters. Estes serão expostos no Ginásio Poliesportivo.

Os projetos deverão ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias, nas categorias: Concluído ou Em andamento. Os trabalhos passarão por avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.400 inscrições.

Temas e inscrições – Neste ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Conic-Semesp é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Inscrições: As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Semesp, até o dia 26 de agosto. Nesse endereço, estão todas as explicações necessárias à inscrição.

Prêmios – Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído e Em andamento; e, dentre os premiados na categoria Concluído, haverá um prêmio especial para o trabalho que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Os trabalhos premiados cujo autor ou coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão os prêmios acrescidos de 50% do valor, conforme as regras do Regulamento. Esse critério não incide sobre o prêmio especial. Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.

Além dos prêmios, será expedido um certificado para todos os autores, coautores e orientadores dos projetos apresentados.
Informações mais detalhadas sobre o Conic-Semesp e a premiação podem ser obtidas no Semesp (www.semesp.org.br) e contatos com a organização podem ser feitos através do e-mail: conic@semesp.org.br

11º Conic-Semesp
Data das apresentações: 18 e 19 de novembro de 2011.