A Unisanta recebeu a visita de alunos da Etec Dra. Ruth Cardoso e da Etec Aristóteles Ferreira, do curso de Edificações técnico de nível médio para conhecer os ambientes da instituição durante a semana do dia 20/3. Além de visitar os laboratórios, os estudantes também executaram um projeto prático no InovFabLab, de uma disciplina específica ministrada no curso técnico.

Como parte do Projeto Vivência Acadêmica, do curso de Engenharia Civil da Unisanta, os estudantes convidados conheceram os laboratórios relacionados à graduação, além de realizarem o curso de impressora a laser, com direito a certificado.

Coordenadora de Engenharia Civil da Unisanta e professora do Técnico de Edificações na Etec Dra. Ruth Cardoso, a Profa. Ma. Nilene Janini de Oliveira Seixas conta que a ideia de trazer os alunos das Etecs até à universidade foi de “plantar uma semente”, na medida em que eles estão fazendo o curso técnico e, assim que terminarem, poderão ingressar tanto na faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura ou qualquer outra opção dentro da Unisanta.

“A expectativa é grande. Temos vários alunos formados nas Etecs da Baixada e todos que vieram para a universidade nunca desistiram do curso e hoje são excelentes engenheiros e arquitetos no mercado, além de alunos que já estão no exterior e em São Paulo, destacando como nossos cursos são excelentes”, ressalta ela.

O estudante Davy da Silva Fernandes, que diz que deseja cursar Arquitetura como graduação, gostou muito dos laboratórios da faculdade e ressalta o incentivo das professoras para a visita. “Não é em todo ambiente que podemos visitar uma faculdade assim, ainda mais que estamos terminando o ensino médio e entrando na área de trabalho”.

A aluna Lívia Lara Bueno também conta como é uma experiência diferente e aponta como os projetos do InovFabLab incluem arte em sistemas de tecnologia, destacando que visitas assim são importantes para determinar o futuro de vários estudantes.

“Adorei a estrutura dos laboratórios, é muito interessante ter essa experiência e bom para o currículo, começar a procurar estágios, além de ver como tudo funciona na prática”, comenta Sofia Regina da Silva.

Tathiana Pereira de Souza Azevedo, coordenadora do curso de Edificações da Etec Ruth Cardoso, destaca que a ideia foi muito interessante e também a forma como os alunos abraçaram a proposta, obtendo uma resposta muito positiva por essa vivência da construção civil 4.0.

“Minha expectativa é ver todo mudo brilhando, trabalhando em obras, como já encontrei alguns, e então, como professor, é imensurável a sensação de orgulho que sinto deles por estarem engajados em atividades como essa”, ressalta ela, agradecendo também o apoio da Diretora da Etec Profa. Ieda Aparecida de Jesus Couto Estácio.

Além disso, o ex-aluno de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília Matheus Ruiz, que atua no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) desde 2014, fez uma apresentação sobre como funciona o projeto e as possibilidades que os alunos podem seguir na área.

“O NPH traz um tom intermultidisciplinar, e é importante frisar aos alunos que não podemos como Academia, como Universidade, ficar restrito somente à publicação científica, por exemplo, mas ter também esses componentes práticos possibilitados pela área, aliando esse trabalho teórico à aplicação prática”, comenta Ruiz.