O engenheiro Jonas Clemente Camilo, mestre em Engenharia Elétrica e especialista de produtos na Altus, falou sobre a importância do InovFabLab da Universidade Santa Cecília para a formação dos alunos e o futuro da profissão.  Ele fez a palestra na noite de segunda-feira (30/09), sobre Indústria 4.0 aplicada ao contexto nacional.

Para o engenheiro, o Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade “possibilita que você tenha acesso a tecnologias que só com automação tradicional você não consegue. ” Atualmente, segundo Jonas, para montar uma peça da forma tradicional, é necessário passar por várias etapas para, no fim, ainda correr o risco de descobrir que a peça está errada.

Com o InovFabLab e uma impressora 3D, “você tem engenharia colaborativa, onde várias pessoas podem testar um modelo teórico, então isso te dá muito mais segurança para você validar o seu produto. Depois disso você já imprime na hora a sua própria peça, sem você precisar de um molde mecânico antes, o que, dependendo da situação, leva horas ou dias para fazer o modelo mecânico real. ”

Jonas Clemente Camilo atua na área de automação industrial há 19 anos, tendo passado pelos setores de Suporte Técnico, Engenharia de Aplicações e Marketing de Produtos.

Programação

A Semana de Engenharia continua, com três palestras programadas para o período noturno desta terça-feira (01/10).

Às 19h, no Consistório, o arquiteto Alberto Motta irá tratar sobre “BIM – Conceito e Aplicações”.

O Anfiteatro do Bloco E recebe os engenheiros Aldrey Martins e Marcelo Oliveira da Silva às 19h30, com a palestra “Os veículos Híbridos e Elétricos: Passado, Presente e Futuro”.

“Geração de Energia Renovável” é o tema da palestra do professor André Endrigo Cintra, que acontece na sala C-16, às 19h30.

Para conferir a programação completa, clique aqui.