Herbário da Unisanta realiza o IV Café com Botânica, de 27 a 29/10. Inscrições abertas.

359

O Herbário (HUSC) da Universidade Santa Cecília – Unisanta promove, de 27 a 29/10, o IV Café com Botânica, encontro on-line entre especialistas e interessados na área. Plantas de uso alimentar e sua taxonomia, suculentas, a importância das árvores urbanas e o poder das briófitas estão entre os temas a serem abordados pelos profissionais durante os bate-papos virtuais.

A atividade é gratuita e aberta ao público e as inscrições estão abertas aqui. O evento será realizado em parceria com o Instituto Nacional de Ciências e de Tecnologia (INCT), Sociedades Botânica do Brasil, Regional São Paulo da Sociedade Botânica do Brasil e Museu do Café de Santos.

Programação:

Dia 27/10

15h – Apresentação do evento.

15h30 – O Museu do Café de Santos apresenta dicas e preparo especial de um café, com Hallyson Ramos.

15h50 – Vinicius Castro Souza ministrará a palestra Identificação de plantas: o que a tecnologia pode (e não pode) ajudar? Biólogo e pós-graduado em Botânica com ênfase em Sistemática Vegetal, atua na área de pesquisa e em sua interface com a Ecologia da Vegetação. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se a atuação em listas de espécies de plantas em extinção, principalmente no estado de São Paulo, a produção de livros de Botânica e Guias de Campo para o reconhecimento das espécies vegetais.

16h20 – Mestre e doutor em Ciências Biológicas (Botânica), João Vicente Coffani Nunes falará sobre Enfrentando à mudança do clima por meio da adaptação baseada em ecossistemas – abE. O palestrante tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Mata Atlântica, Bromeliaceae, Florística, Conservação e Educação Ambiental.

Dia 28/10

15h – Bióloga formada na Unisanta, Nanci Papareli abordará A importância das árvores urbanas. A palestrante é pós-graduada em Gestão Ambiental e atua na Diretoria de Áreas de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá.

15h30 – O poder das briófitas será o tema apresentado pela bióloga Juçara Bordin. Formada pela Universidade de Caxias do Sul e doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, Juçara desenvolve pesquisas voltadas para a conservação da biodiversidade, indo desde os estudos florísticos e taxonômicos até pesquisas com bioprospecção utilizando as briófitas.

16h – Odair José Garcia falará sobre Plantas suculentas. Biólogo e pós-doutor, o palestrante trabalha desde 2005 com órgãos reprodutivos de integrantes da família Cactaceae, principalmente estrutura e desenvolvimento de órgãos reprodutivos de cactos epífitos.

Dia 29/10

15h – Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo, Nádia Said falará sobre Plantas de uso alimentar e sua taxonomia. Trabalhou na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (1992-2001) e na Secretaria de Meio Ambiente de Cotia (2004-2010). Tem experiência na área de Botânica e em Gestão Ambiental.

15h30 – Arteterapeuta e psicopedagoga, Maria Valéria Maneira Mancuso será a responsável pelo Minicurso Manahuna. Atuando na área há 29 anos, possui cursos de especialização em Fitoterapia aplicada, Aromaterapia, Florais de Bach, Reflexologia Podal Tailandesa, Equilíbrio dos Chacras através do uso dos cristais, Práticas Naturais de Saúde, Reiki e Perfumaria Natural.

Giovana Maneira de Pra Oliveira dará destaque à Fitoterapia x Fitoenergia (potencial Bioenergético das plantas). Graduada em Farmácia, possui ampla experiência em assistência farmacêutica, atendimento ao cliente, manipulação de dermato, fitoterápicos, homeopáticos, dispensação de fórmulas e no controle de matérias-primas e embalagens farmacêuticas.

16h30 – Célia Regina Araújo Soares Lopes é doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), curadora-fundadora do HERBAM – Herbário da Amazônia Meridional e coordenadora de projetos de flora em Mato Grosso.

José Martins Fernandes possui pós-doutorado pelo Departamento de Biologia Vegetal, UFV, com o projeto Filogenia e biogeografia das espécies brasileiras de Zygia P.Browne (Leguminosae Mimosoideae). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, Etnobotânica e Conservação. Falará sobre Plantas medicinais utilizadas em Alta Floresta (MT).