Herbário da Unisanta realiza VI Café com Botânica, nos dias 31/08 e 01/09, inscrições abertas

204

O Herbário (HUSC) da Universidade Santa Cecília promove, nos dias 31/08 e 01/09, o VI Café com Botânica, encontro presencial no Auditório do bloco E da universidade com especialistas e interessados na área. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O encontro será destinado aos cursos de Biologia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Direito e Arquitetura, porém todos os cursos poderão participar. Esta edição apresentará o tema “Botânica além da Biologia”, as inscrições são feitas aqui.

PROGRAMAÇÃO – 31/08/2023

18h – Abertura do evento com a Alta Direção da Unisanta, a Ma. Zélia Rodrigues de Mello, coordenadora do Herbário, a Sociedade Botânica do Brasil e a comissão organizadora do evento.

18h15 – O Museu do Café de Santos fará uma apresentação sobre os cursos ofertados pela instituição, junto de uma deliciosa degustação de seus produtos, com Hallyson Ramos.

18h50 –Mestra em Ecotoxicologia de Fármaco, Bárbara Gomes Del Rey Stipanich, é formada pela Universidade Santa Cecília. Especialista em Farmacologia Clínica pela FOC e MBA em Tecnologia Cosmética pela IPUPO. É professora e coordenadora do curso de Farmácia da Unisanta. O tema apresentado em sua palestra será sobre “Fitocosméticos”.

19h25 – Luiz Sérgio Passos Alves. Médico, pós-graduado em Plantas Medicinais, Fitomedicina e Nutrologia. Consultor industrial para P&D de medicamentos fitoterápicos e alimentos funcionais nutracêuticos. Falará sobre o curioso tema “Ecologia Feminina”.

20h – Coffee break

20h25 – Carla Bertoncini. Nutricionista e pós-graduada em Vigilância Sanitária. Responsável técnica e coordenadora do Programa Mesa Brasil pelo Grupo Barbacoa, de 2001 até 2019. Monitora e supervisora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo, antiga Semab, do curso de Manipulação de Alimentos e Boas Práticas para comerciantes do município, ministrando estes cursos de 2002 a 2004 na zona oeste. Abordará o “Impacto do consumo de alimentos crus na saúde humana”.

 

PROGRAMAÇÃO – 01/09

18h – Abertura do segundo dia do evento com Marcelino Silva, a Ma. Zélia Rodrigues de Mello, coordenadora do Herbário, a Sociedade Botânica do Brasil e a comissão organizadora do evento.

18h15 – Sílvio Vicente. Bacharel em Química e Químico Industrial Superior. Mestre em Análise, Composição e Alteração de Alimentos e doutor em Nutrição Genômica pela Faculdade de Saúde Pública, com 9 pesquisas publicadas em revistas internacionais nas áreas de Nutrição e Meio Ambiente. Trabalhou em diversas empresas da área química e atua no ensino superior nas áreas de graduação e pós-graduação em várias faculdades e universidades. Orientou alunos em Trabalhos de Conclusão de Curso e em Mestrados. Irá discorrer em sua palestra sobre “Compostos fenólicos.”

18h50 – Marcelo Henrique Gazolli. Graduado na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais e mestre em Ecologia pela Universidade Santa Cecília, onde é advogado e docente nos cursos de Direito, Educação Física e Esporte, Engenharia, Fisioterapia e Jornalismo. Apresentará um debate emocionante sobre a “Biopirataria”.

19h25 – Fabio Bei. Arquiteto, especializado em Paisagismo e Ambiente e mestre em Geografia Humana. É docente titular na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos-SP. Representação, na graduação dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores, Turismo e Educação Artística. Irá discutir, em sua palestra, sobre a presença da botânica no “Paisagismo”.

20h – COFFEE BREAK

20h25 – Marcelino Silva. Jornalista Profissional Diplomado, Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Santa Cecília de Santos. É fundador da empresa MSCOM Mídia – Comunicação & Marketing, agência especializada em Comunicação Empresarial. Atua como redator, fotógrafo, social mídia, apresentador, repórter, comentarista e editor de Veículos de Mídia no Rádio, TV e Internet. Participa de coberturas em eventos sociais, esportivos e empresariais, atuando como Relações Públicas e Assessor de Imprensa, Comunicação e Marketing. Mais uma vez, nosso caro colega de profissão estará presente em nosso evento, desta vez mediando uma roda de conversa sobre Mercado de Trabalho.