Gerente de Operações da Birla Carbon, Fernando Quintino Nusch passou grande parte de sua vida acadêmica nos bancos escolares da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Formado no curso de Engenharia Elétrica em 2007, Pós-Graduado em Engenharia de Produção em 2015 e graduado em Engenharia Química, em 2018, todos pela Unisanta, Nusch foi convidado recentemente para participar da Semana de Engenharia da instituição.

O engenheiro atua na empresa há 23 anos e é responsável pela área de Produção, Manutenção, Engenharia, Qualidade, Energia e Automação. A Birla Carbon é líder mundial na fabricação e fornecimento de aditivos de negro de fumo, produto petroquímico que dá resistência mecânica na performance de pneus e é aplicado na produção de plásticos, tintas, artefatos de borracha e outros.

“Meu trabalho é gerenciar os principais processos da empresa de forma a satisfazer nossos clientes com produtos e serviços de qualidade. Assegurar que nossos colaboradores respeitem os procedimentos e políticas de segurança e meio ambiente e que todos exerçam suas atividades tendo como base os cinco valores da Birla Carbon: Ética, Comprometimento, Trabalho em equipe, Paixão e Velocidade”, explica Nusch.

No início de sua carreira profissional, trabalhou como instrumentista na antiga Serrana de Mineração S.A., em Cajati, e em uma empresa contratada na Petrobrás. Também atuou como Instrutor técnico no SENAI, em Santos.

Unisanta – Nusch explica que resolveu estudar na Unisanta pelas boas referências que recebeu: “A grande maioria dos engenheiros do Polo Industrial de Cubatão foram estudantes da Unisanta, e, portanto sabia que a escolha daria bons resultados”, afirma.

O engenheiro entrou na Birla em 1996, como instrumentista e iniciou seus estudos no curso de Engenharia Elétrica em 2002. Logo após o término da graduação em 2007, foi promovido a engenheiro assistente.

“Passei por vários departamentos da empresa, atuando na coordenação dos processos de geração de energia elétrica e na produção de negros de fumo. Esta responsabilidade assumida na produção me direcionou a fazer a graduação em Engenharia Química e uma Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Atualmente tenho muito orgulho em ser o químico responsável da empresa, em Cubatão”.

Dos tempos de faculdade, guarda com carinho os ensinamentos que recebeu de seus mestres. “Na Engenharia Elétrica tive a oportunidade de aprender com grandes professores como Alexandre Roco, Alexandre Sawamura, Ysnel, Volpe, entre outros. Na Engenharia Química posso destacar os professores Luiz Renato Lia, Hernandes, Flávio e Deovaldo, que além de excelente tecnicamente, ensina os alunos a serem profissionais éticos e honestos. Além disso, tive a honra de ser colega de classe e depois aluno do mestre Luiz de França Neto”, relembra.

Como diz o ditado ‘o bom filho a casa torna’, e os projetos futuros de Nusch incluem a Unisanta. “Pretendo continuar me aperfeiçoando profissionalmente e utilizar meus conhecimentos para manter a Birla Carbon sustentável e competitiva a nível global. Pessoalmente, tenho vontade de um dia poder voltar a Unisanta como professor e poder passar toda experiência vivida na indústria aos jovens alunos”, conclui.