Sumaya Hamad Chaouk, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Cecília, recebeu votos de congratulações do vereador Ademir Pestana pela Câmara Municipal de Santos devido ao seu trabalho de conclusão de curso e o reconhecimento do projeto no concurso “Projetando o Futuro”.

No ano passado, junto ao seu orientador Nelson Gonçalves, a jovem foi premiada com menção honrosa na categoria “Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores”, do concurso organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP).

O trabalho, nomeado “BCECAP Darcy Ribeiro: Requalificação da Quadra Sul da Catraia”, apresenta uma biblioteca e um centro de capacitação profissional integrado. A arquiteta explica que o tema foi definido depois de perceber a falta de equipamentos urbanos na cidade de Santos, principalmente de uma biblioteca, e as dinâmicas do munícipio na competência de um arquiteto urbanista.

A estudante apresentou a proposta de uma biblioteca única para o seu orientador, que possui histórico voltado às obras públicas relevantes em Santos. Depois de debater o projeto, foi decidido expandi-lo para agregar um centro de capacitação profissional integrado.

“Antes do 9.º semestre, há toda uma expectativa criada sobre o tema. Não só porque irá trabalhá-lo durante um ano, mas também porque é um meio para aplicar conceitos aprendidos durante a graduação, onde é frisado o papel social do arquiteto. A proposta precisava transpassar o projeto arquitetônico e urbanístico e exprimir as preocupações com o meio”.

Os próximos passos tomados foram as decisões de que o equipamento deveria ser em formato de rede, com mais unidades disponíveis, e a localização. Foram mapeadas áreas de vulnerabilidade socioeconômica em Santos e levantadas três implantações: Morro Nova Cintra, Zona Noroeste e Vila Nova, onde o projeto foi explorado.

Neste ponto de desenvolvimento, o TCC deixou de ser apenas uma BCECAP e tornou-se também uma requalificação da quadra onde foi implantado. “Com o olhar social que tinha, era impossível dar as costas ao entorno, até mesmo porque o terreno formava uma fenda diagonal na quadra”, diz Sumaya.

O trabalho, entregue em 2021, se estendeu além da contextualização teórica, pois transpassou ao projeto arquitetônico e adentrou o campo do urbanismo, bens históricos e também um programa social, devido à dinâmica da BCECAP.

Sobre o reconhecimento do projeto no concurso do CAU-SP e na Câmara Municipal de Santos, Sumaya relata que é uma forma positiva de começar a vida profissional e dá os créditos à orientação do Prof.º Nelson pelo desenvolvimento espontâneo.

A arquiteta ainda destaca a importância da Unisanta na sua trajetória e relembra o intercâmbio de um semestre que realizou na Universidade de Coimbra, em Portugal, proporcionado pelo programa de internacionalização da faculdade. “Essa vivência agregou muito na minha formação e na forma como expandi meu TCC, gerando reflexos positivos”.

“Durante toda a formação, nós recebemos um amplo apoio da instituição para nos desenvolver e alçar tais conquistas. Eu tenho gratidão ao corpo docente que sempre foi muito eficiente e disponível aos alunos. O curso de Arquitetura é muito bem estruturado e te dá as bases necessárias, portanto a Unisanta como um todo é grande parte dessa conquista”, completa.