Grupo realiza a próxima ação no dia 11/9 com as crianças da Casa da Vó Benedita

Os Fisioterapeutas do Sorriso comemoram, no mês de setembro, 14 anos de atividades sociais voltadas à comunidade. Formado por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o grupo busca, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional em especial às crianças, idosos e pacientes em entidades assistenciais e hospitais.

O projeto é mantido pelo Diretório Acadêmico de Fisioterapia e, neste ano, existem aproximadamente 60 voluntários participando das ações em cerca de 20 instituições beneficentes. A próxima atividade do grupo está marcada para o dia 11/9. Os estudantes realizarão ações recreativas com as crianças da Casa da Vó Benedita, das 14h às 17h.

Histórico – Criado em 2001, o projeto nasceu da iniciativa de ex-alunos da Unisanta. Os Fisioterapeutas do Sorriso atuam voluntariamente, fora do horário das aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os estudantes aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma redução de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento acarreta uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.

Prêmios – O grupo conquistou o 2° lugar na 10ª edição do Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna, em 2012, e Jovens de Atitudes, do Caderno Campus da AT Revista, em 2011.

Contato – Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas na página www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone (13) 99631-6658.