Nesta sexta-feira (2), termina o prazo para convocação de candidatos selecionados na lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como forma de incentivar o ingresso dos estudantes ao curso superior, a Unisanta é credenciada no programa com financiamentos de até 100% para os alunos dos cursos presenciais.

Anteriormente a previsão inicial era que a convocação fosse encerrada no dia 18 de maio. A etapa começou no dia 21 de março e foi prorrogada pelo Ministério da Educação. Por meio de nota, a pasta informou que já realizou pelo menos sete chamadas de candidatos em lista de espera do Fies. A prorrogação atende a solicitações de estudantes interessados em financiar seus estudos.

Como funciona – O candidato pré-selecionado na lista de espera é convocado quando a vaga que já havia sido destinada a outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião. Essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera de acordo com a ordem de classificação.

Desde 2018, o Fies possibilita juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do estudante candidato. 112.168 vagas são oferecidas pelo Fies, em 2023, concedendo financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

Para se inscrever, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e ter obtido média aritmética nas provas de 450 pontos ou mais, além de nota superior a zero na redação. Outra exigência é a renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.