“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Com o lema do Dia do Desafio, 80 estudantes da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participam, nesta quarta-feira (28/5), de atividades promovidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, a Semes e o SESC, na praia, das 7h30 às 11h30. A ação é parte dos Projetos Integrados Socioeducacionais desenvolvidos pela Fefesp para a população da Baixada Santista.

O Dia do Desafio realiza programação esportiva e recreativa pela cidade e tem como objetivo incentivar a prática da atividade física, como elemento de preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida. Neste ano, Santos disputará com a cidade de Suzano, no interior de São Paulo.

Em Santos, as atividades acontecem em diversos locais: no Poupatempo, das 9h às 17h; na unidade do Sesc Santos; na Praça Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), das 9h às 13h; no Sambódromo (Zona Noroeste), das 8h às 14h; na Praça Mauá, das 10h às 14h, e na Praça do BNH, das 18h às 22h.

Histórico – Coordenada pelo Sesc São Paulo no Continente Americano, a 20ª edição do evento acontece neste 28 de maio, com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas a praticar um esporte ou atividade física.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é uma ação mundial com a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes.

Funciona assim: cada município organiza atividades físicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possível. Até o momento, está confirmada a participação de mais de 2.600 cidades de todos os Estados brasileiros e de diversos países do Continente Americano.

A competição é definida por sorteio e vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de habitantes.
Toda atividade – individual ou coletiva – é válida e conta como registro de participação: corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, aulas de dança, futebol, natação. É importante escolher uma atividade agradável e adequada ao contexto da cidade, para que a prática possa continuar na rotina de toda a comunidade. A proposta é mostrar que a partir da adoção de hábitos saudáveis todos ganham e os benefícios são permanentes.