A edição 2016 do Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve como vencedor o curso de Pedagogia. No período de aproximadamente um mês e meio, alunos de diversos cursos da Instituição doaram alimentos e arrecadaram lixo eletrônico, além de participarem da campanha de doação de sangue e cadastro no banco de doadores de medula óssea.

Mas foi o curso de Pedagogia que mais participou, garantindo a conquista do troféu pela primeira vez. Em nove anos de Trote Solidário e Ecológico, as ações permitiram que a campanha atingisse a marca de aproximadamente oito toneladas de material arrecadado.

Entre as edições realizadas, houve períodos em que a campanha coincidiu com tragédias naturais ocorridas na região ou em outros estados, sendo as doações posteriormente destinadas às vítimas residentes naquelas comunidades. Até mesmo moradores do entorno da Unisanta já participaram das campanhas doando água mineral e roupas.

Estiveram presentes na entrega do troféu a reitora Sílvia Teixeira Penteado, a presidente Lúcia Teixeira, o diretor de Marketing, Marcus Teixeira Penteado, os diretores das Faculdades de Pedagogia e Educação Física, Fábio Giordano e João Carlos Teixeira Barros, respectivamente.

E ainda a caloura de Pedagogia, Vanusa Soares Rocha, que representou o curso, o supervisor do Centro de Reciclagem da Fundação Settaport, Francisco Antônio Nogueira da Silva, que receberá o lixo eletrônico (o material ajuda na montagem de novos computadores para o projeto de Inclusão Digital da Fundação Settaport), e a representante do Lar Santo Expedito, abrigo para aonde irão os alimentos arrecadados.

Trote – Substituir o trote original por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos, buscando beneficiar a comunidade e preservar o meio ambiente, é o objetivo do Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília (Unisanta).