A edição 2015 do Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve como vencedor o curso de Direito. No período de aproximadamente um mês, alunos de diversos cursos da Instituição arrecadaram cerca de meia tonelada entre alimentos e lixo eletrônico, além de participarem da campanha de doação de sangue e cadastro no banco de doadores de medula óssea. Mas foi o curso de Direito que teve o maior número de alunos participantes, o que garantiu vencer a competição pela segunda vez. Em oito anos de Trote Solidário e Ecológico, as ações permitiram que a campanha atingisse a marca de aproximadamente oito toneladas de material arrecadado.
Para a reitora Sílvia Teixeira Penteado, o envolvimento em atividades comunitárias é essencial na formação integral dos acadêmicos. “A humanização é uma característica que diferencia o profissional no mercado de trabalho. Nosso desejo é que esse seja um ato contínuo, que vocês possam olhar para fora, sair do universo de conforto para estender as mãos ao próximo”.
Os alimentos foram encaminhados ao Lar Santo Expedito, que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. Na oportunidade, a Presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, convidou aos alunos para conhecer de perto a entidade. “Além desse gesto tão importante de doar mantimentos, doem um pouco de seu tempo, carinho e atenção visitando o Lar Santo Expedito. Experiências como essa podem enriquecer a formação de vocês, que já contam com um curso dotado de corpo docente, estrutura curricular e infraestrutura excelentes”.
O Diretor de Marketing da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado, também parabenizou a todos os alunos de Direito pela vitória, enfatizando que as ações sociais são permanentes na Unisanta. “Durante todo o ano, vocês serão convidados a participar de atividades como palestras, simpósios, congressos e até os Jogos da Unisanta, que estimulam a doação de alimentos a serem destinados a instituições beneficentes. Esse é o espírito da Universidade, presente também em cada atendimento feito pelos alunos e professores nas clínicas universitárias de Odontologia, Fisioterapia e em tantos outros serviços oferecidos gratuitamente à comunidade pela Unisanta”.
A mesma intenção faz parte das ações desenvolvidas pelo Diretório e Atlética da Faculdade de Direito, conforme afirmou o presidente Fábio Rodrigues da Silva. O aluno aproveitou para divulgar aos presentes a campanha que é feita durante todo o ano pela representação estudantil. “Dando sangue pelo Direito. Com esse lema, estimulamos os alunos de Direito para que doem sangue ao Hemonúcleo de Santos. Quem pratica a ação ganha uma camiseta do curso.”
A caloura de Direito, Cristiane, estava satisfeita com o resultado e feliz por fazer a escolha certa. “Eu não quis participar do trote tradicional, preferi doar sangue e contribuir para um bem maior”.
Também estiveram presentes na entrega do troféu os diretores Norberto Moreira da Silva (Direito), Humberto Challoub (Comunicação), Roberto Patella (Ciências e Tecnologia), João Carlos Teixeira Barros (Educação Física e Farmácia), Júlio Simões Jr.(Administração e Ciências Contábeis), além da assistente social do Lar Santo Expedito, Inês Soares de Souza, e do supervisor do Centro de Reciclagem da Fundação Settaport, Francisco Antonio Nogueira da Silva, que receberá o lixo eletrônico.
Trote – Substituir o trote original, proibido na universidade, por uma atividade que promova aproximação saudável entre calouros e veteranos é o objetivo do Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília (Unisanta).