Com inúmeros destaques na área esportiva e filosofia voltada para o investimento na base, o Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade – se consolida como a maior potência educacional esportiva do País em diversas categorias.

Três ex-alunos do Colégio Santa Cecília integram a equipe do Santos FC que foi campeã da final da Copa São Paulo de Futebol Junior, realizada neste sábado (25/2), no Pacaembu. Na oportunidade, o Santos FC venceu o time do Corinthians, com o placar de 2X1. O Santos FC conquistou pela terceira vez em sua história a Copa São Paulo de Futebol Junior.

Lucas Otávio e Fernando Medeiros (volantes), além de Neilton (atacante), estudaram no Colégio Santa Cecília e fizeram parte do time da Vila Belmiro que disputou a final  deste sábado. Pelo Colégio Santa Cecília, os jogadores foram campeões de competições como Brasileiro Escolar, Copa TV Tribuna e Copa CNA de Futsal Escolar.

Em 2013, o grupo santista também foi o campeão da competição, com a participação de seis ex-alunos do Santa Cecília: Emerson Palmieri (Colégio), Lucas Otávio (Colégio), Neilton (Colégio), Lucas Crispin (Colégio), Gabriel Gaparotto, (Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta – Fefesp) e Gustavo Henrique (Fefesp / Unisanta), os dois últimos também convocados para a seleção brasileira.

No elenco profissional de 2014, dos 26 atletas do clube inscritos no Campeonato Paulista, cinco passaram pelo Colégio Santa Cecília. Entre os atletas estão:  Emerson (lateral esquerdo), Gustavo Henrique (zagueiro), Lucas Otávio (volante) e Gabriel e Vitor Andrade (atacantes).

Para o pró-reitor da Unisanta e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Marcelo Teixeira, “trata-se de um exemplo de trabalho sério, que mescla o investimento na base, além de primar pela formação de profissionais que serão os responsáveis pelos destinos do esporte nacional, nos próximos anos”. Marcelo completa ainda que, desde sua fundação, o Complexo Educacional Santa Cecília segue mantendo seu apoio incondicional ao esporte, da mesma maneira como o adota como instrumento vital no processo educacional.

Outros Esportes – Em 2013, Vitor Bibiano, mesatenista e aluno do Colégio Santa Cecília,  recebeu o  Prêmio Brasil Olímpico, ao ser considerado o melhor atleta escolar pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Felipe Ribeiro, também estudante do Santa, recebeu o mesmo prêmio em 2012, por suas conquistas na Natação.

Matheus Santana é mais um exemplo de atleta  com grandes desempenhos nas piscinas brasileiras e internacionais. Formado pelo Colégio Santa Cecília em 2013, Matheus já é visto pela mídia nacional como promessa para as Olimpíadas de 2016, por seus resultados e também por ter ultrapassado marcas do campeão olímpico Cesar Cielo, em provas do Juvenil realizadas no Brasil. O atleta coleciona vitórias como recordes sul-americanos, brasileiros e paulistas. Atualmente está em treinamento com a seleção brasileira na Austrália, onde representará o País na competição BHP Biliton Aquatic Super Series, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, na cidade de Perth.

Referência – A Unisanta é apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, chegando a ser comparada às grandes instituições de ensino norte-americanas, pelo seu arrojo, estrutura e desempenho nas piscinas e em águas abertas.

Projeto Olímpico – O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Unisanta também foi um dos itens aprovadas pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício.