Por terra e mar, os participantes recolherão lixo do Boqueirão à Ponta da Praia, dia 25 de janeiro, das 8h30 às 12h30. No mar, o percurso será feito com pranchas, stand-up e canoas. As inscrições estão abertas

A Universidade Santa Cecília – Unisanta é parceira da 1ª ECOAÇÃO OAB SANTOS – Somando Forças para um Futuro Melhor, evento esportivo, ambiental e educativo realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Santos, como maneira de conscientizar a população sobre atividades físicas que promovam a saúde e o cuidado com o meio ambiente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até as 12 horas do dia 24/1 também na Unisanta, na Central de Informações da Instituição (Bloco M), que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) e de uma lata de leite em pó. Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 com direito a kits mar(camiseta, squeeze e passágua), e 100 kits terra (camiseta, squeeze e sacolinha biodegradável). O 1o ECOAÇÃO OAB Santos disponibilizará número limitado de pranchas de stand up para os participantes “mar” que não possuírem.

Entrega dos kits – A entrega dos kits aos inscritos só ocorrerá no dia 25/1, na barraca da Associação dos Advogados do Brasil de Santos, em frente da antiga Confeitaria Joinville, às 8 horas, mediante apresentação de documento, conferência de inscrição e assinatura de termo de responsabilidade. Às 8h30, na tenda de largada do Canal 3, serão prestadas informações sobre o percurso e logística da coleta por mar e sobre a segurança.

Os inscritos, que receberão pulseiras e camisetas identificadoras, poderão optar pela coleta de lixo na areia ou no mar, ou por ambas. A prefeitura de Santos e o Corpo de Bombeiros apoiam a ECOAÇÃO, informa a Coordenadora de Meio Ambiente da OAB Santos, a dra. Luciana Schlindwein Gonzalez.

Alunos e professores de Educação Física e de Fisioterapia da Unisanta farão, respectivamente, exercícios de alongamento e aferição de pressão dos inscritos, enquanto os estudantes de Ciências Biológicas farão exposição de animais do ecossistema marinho.

No mar – A limpeza simbólica começa no mar, às 9 horas. O percurso na água terá bóias sinalizadoras cedidas pela Unisanta e barco de apoio do Iate Clube de Santos, do Boqueirão até a Ponta da Praia. Com pranchas e afins, os participantes, munidos do passágua, coletarão os detritos e os depositarão no barco de apoio que acompanhará todo o trajeto marítimo, compreendido entre a barraca da Associação dos Advogados do Brasil, em frente da antiga doceria Joinville até o final da areia da Ponta da Praia.
Ao final da coleta no mar, 10h30, na Ponta da Praia, o conteúdo será levado para pesagem no Aquário Municipal. O procedimento será finalizado pelas equipes técnicas.

Na areia – Às 11h começará a largada terra, do Aquário em direção ao canal 3. Os inscritos se concentrarão na Ponta da Praia, onde haverá distribuição de sacolas e orientações para a coleta. A chegada está prevista no Canal 3, às 12h30, quanto a quantidade de lixo pesada no Aquário será somada ao lixo recolhido na areia. Haverá então a separação dos resíduos, os resultados finais e o encerramento.
A ideia da Ecoacao partiu do advogado Guilherme de Oliveira, do Instituto Mar Azul, ligado a movimentos em defesa ao meio ambiente, e do tesoureiro da OAB – Santos, Fabio Neitzke.

Confraternização – voltada aos inscritos, será a partir das 13 horas, na Barraca da Associação dos Advogados de Santos, com música e alimentação seguindo proposta praiana: frutas, milho, sucos, mate etc.
As inscrições para o Ecoação também poderão ser feitas na Associação dos Advogados de Santos; Academia C4 e no SENAC.

LOGÍSTICA

8h – entrega de kits somente mediante apresentação de documento, conferência de inscrição prévia e da assinatura de termo de responsabilidade. Após 8h30 os kits dos inscritos ausentes serão disponibilizados para novas inscrições.

8h30 – orientações – Largada do Canal 3: informações sobre percurso e logística da coleta por mar e sobre segurança

9h – largada mar – No mar, os participantes coletarão os resíduos no passágua e levarão ao Barco de apoio. 10h30 – Ao final da coleta no mar, às 10h30, na Ponta da Praia, o conteúdo será levado para pesagem no Aquário Municipal. O procedimento será finalizado pelas equipes técnicas.

11h – largada terra – do Aquário em direção ao canal. Os inscritos se concentrarão na Ponta da Praia, onde haverá distribuição de sacolas e orientações para a coleta por terra, Chegada: Canal 3.

12h30 – Trabalho técnico: pesagem da coleta do mar pelo Aquário somada à pesagem da coleta em terra, separação dos resíduos, resultados finais e encerramento.

13h – Confraternização: a partir das 13h, na barraca da Associação dos Advogados, com música e alimentação seguindo proposta praiana (frutas, milho, sucos, mate, etc ).