Alunos de Jornalismo da Unisanta conseguem estágio desde o 1.º ano no Sistema Santa Cecília de Comunicação

420

No universo do jornalismo, a jornada de formação profissional muitas vezes começa muito antes da graduação, como através de estágios. É assim que dois jovens talentos do primeiro ano do curso de Jornalismo da Unisanta estão dando os primeiros passos na carreira.

Primeiros passos

Beatriz Pires, de 18 anos, conta que a influência de seu tio, ex-aluno da Unisanta, foi determinante para sua escolha. Durante uma visita à Universidade com sua mãe, ficou impressionada com a estrutura e o currículo do curso. Mas foi ao conhecer a redação que teve a certeza de que queria fazer parte daquilo: “A redação me conquistou. Eu sabia que queria estar ali”.

estagio-jornalismo-unisanta-primeiro-ano

Da mesma forma, Luiza Alessandra, de 17 anos, por meio de visitas durante a Feira de Profissões e estímulos de seus professores, conheceu a instituição. Fascinada pela estrutura e, especialmente, pela redação, decidiu ingressar no curso de Jornalismo. “Por ter esse contato com o ramo editorial, a redação foi o que mais me chamou atenção e me fez escolher a Unisanta”.

Estágio

Ambas tiveram a oportunidade única de estagiar no Santa Portal, logo no primeiro ano de estudos. Beatriz conta que, depois de ser informada sobre uma vaga na redação, entrou em contato com Lucas Krempel, editor-chefe do Santa Portal. “Fiz os testes necessários e fui aprovada. Depois de uma semana de aula, já estava estagiando, é muito gratificante poder ter uma experiência dessas tão cedo”.

Luiza teve uma experiência semelhante, sendo contatada pelo Prof. Robson Bastos, coordenador do curso de Jornalismo, sobre a oportunidade de estágio. Após o processo seletivo, ela foi aceita e destaca a gratificação de começar tão cedo sua jornada profissional: “É muito estimulante poder atuar e ter contato direto com aquilo que eu quero fazer”.

Krempel enfatiza a importância de formar profissionais de qualidade e destaca a constante busca por talentos dentro da universidade. “Para podermos aproveitar melhor esse período com eles e participar ativamente do desenvolvimento desses alunos, já optamos por pegar estudantes do 1.° e 2.° ano”, explica.

Dessa forma, ele ressalta que, quando eles se sentirem prontos, elesestarão preparados para realizar um bom trabalho em outras redações e consequentemente entrar no mercado de trabalho.

História de sucesso

Vinícius Figo, aluno do último ano de Jornalismo, compartilha sua jornada desde o início da graduação, que começou em 2021. Ainda no período da pandemia, não teve muito contato presencial com a universidade por conta da situação mundial.

Mas em 2022, quando voltaram as aulas presenciais, conseguiu um estágio na redação dos telejornais do Sistema Santa Cecília de Comunicação na parte da produção. Ele permaneceu até setembro, quando recebeu o convite para fazer parte do Espaço Unisanta. Trata-se de um projeto universitário que fala sobre informações do campus e Vinícius teve a oportunidade de fazer parte da primeira equipe pós-pandemia.

“Fiquei no Espaço até agosto de 2023 quando voltei para a redação dos telejornais e com muito mais experiência”, conta ele. “Em fevereiro de 2024, recebei uma proposta para ser efetivado, então eu tive a oportunidade de meu primeiro estágio se tornar meu primeiro emprego, ainda no 4.° ano da Universidade.”

Natalie Nanini, diretora de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, ressalta a importância da instituição em proporcionar uma formação prática de qualidade aos futuros profissionais. “Como Sistema de Comunicação, que está atrelado a uma universidade, que tem o curso de Jornalismo, é fundamental que possamos dar oportunidade aos futuros profissionais da área“, explica.

Assim, salienta Natalie, os alunos podem conhecer, de perto, a realidade de uma redação de TV e o núcleo de jornalismo digital. “Tanto na TV quanto no Santa Portal, os estudantes acompanham de perto qual é a rotina de trabalho que permeia o dia a dia de um jornalista que escolhe essas áreas para atuar”, conclui.

Universidade Aberta

O Departamento Universidade Aberta foi de grande importância para a escolha das estudantes pela Unisanta. Foi por meio dele que as duas tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade e suas oportunidades.

Christian Miranda, coordenador do departamento, explica que a função do departamento é de divulgar os cursos de graduação. “Com mais de 20 anos em atividade, nós realizamos ações dentro das escolas, participamos das feiras que as escolas promovem, além de conduzirmos atividades realizadas aqui dentro da Unisanta, como a Feira de Profissões“, explica, “É um departamento de extrema importância para dar uma orientação profissional para os estudantes, para que eles façam uma escolha correta de acordo com o que almejam.”