O grupo Portella Industries, formado pelos alunos Driely Alves Ferreira, Danillo Santos de Jesus, Caio Portella de Campos e Bruno Paiva Santos,  está classificado para a terceira fase – final estadual do Desafio Sebrae 2012. Os estudantes, que cursam o terceiro ano de Ciência da Computação, se classificaram em terceiro lugar no estado de São Paulo e em primeiro na Baixada Santista.

O grupo, que participa pela primeira vez do concurso, resolveu se inscrever após um representante da empresa ministrar uma palestra na Unisanta  e apresentar o projeto. Eles estão aproveitando a experiência.

“Nesse projeto podemos ter uma grande noção de como é poder administrar uma empresa, seja ela pequena ou grande, avaliar o mercado, os concorrentes, saber como investir, economizar e gastar em coisas que são realmente importantes e que darão algum retorno. Estamos colocando em prática o nosso espírito empreendedor. Esse é o grande desafio, a cada fase são novos concorrentes, mercados diferentes e,  consequentemente,  temos que fazer novas estratégias. Aprendemos a cada rodada. Estamos muito felizes por termos chegado até aqui, já nos consideramos vencedores”, explica Driely.

Como não sabiam a prática do Desafio não foram muito bem nas primeiras rodadas, mas melhoraram e conseguiram o primeiro lugar da chave, na primeira e segunda fase. “No inicio do jogo pensamos que fosse fácil, mas estávamos enganados. Como nunca tínhamos jogado não sabíamos como começar. Mas ao longo das rodadas,  lendo muito os manuais e instruções fornecidos no jogo e com a experiência, com os erros e acertos,  começamos a pegar o jeito de jogar”, conta ela.

A equipe contou com o apoio e ajuda dos professores durante a competição, principalmente do professor Fernando Branquinho, escolhido como orientador. “Percebo que eles possuem uma motivação natural, demonstram serem verdadeiros empreendedores. Eu acho que eles têm muita chance de estar entre os primeiros colocados. Eles tomam as decisões após exploração de várias informações, investem muito em pesquisa de mercado (oferecido pelo próprio jogo), analisam os resultados dos outros participantes, levam em consideração vários outros fatores. É muito divertido acompanhar o trabalho da equipe. Possuem critérios muito coerentes para tomar as decisões. Virei fã da equipe”, elogia o professor Fernando.

Ainda não foi divulgada a data do inicio da próxima fase. “Estamos aproveitando esse tempo para analisarmos detalhadamente todas as nossas decisões e dos nossos concorrentes para ver aonde erramos e acertamos para melhorar para a próxima fase”, revela Driely.

Unisanta no Desafio Sebrae – Com 280 equipes inscritas, a Unisanta ficou em primeiro no ranking de faculdades inscritas no Desafio Sebrae 2012, na Baixada Santista. No ranking do estado de São Paulo ficou em sexto lugar, subindo seis posições em comparação ao ano passado, que teve 188 equipes inscritas.

O jogo – É um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, de dois a cinco participantes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. O tema deste ano é Fruticultura.

Prêmios – Os prêmios para os vencedores serão Ipads, bolsa de estudos, viagens, cursos etc.