Os módulos, de dimensões reduzidas, reproduzem fielmente operações industriais. Público pode conferir operações no local, com professores e alunos de Engenharia Química e de Engenharia de Petróleo.

Uma Coluna de Destilação e o Módulo de Unidade Catalítica de Petróleo são algumas das atrações do estande da Universidade Santa Cecília (Unisanta), montado na Santos Offshore – Oil & GásExpo 2010, que foi aberto nesta últia terça-feira (19 – outubro) e prossegue até aanhã, (22 – outubro), no Mendes Convention Center.

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Química e de Petróleo – graduação e pós-graduação da Unisanta estão presentes, para explicar o funcionamento dos módulos.

A Coluna de Destilação reproduz operações de refino de petróleo para obter gasolina, faz produção de perfumes, de bebidas e separa o ar em oxigênio, nitrogênio e argônio. O módulo Unidade Catalítica de Petróleo possui um dispositivo chamado ciclone, que separa o gás do petróleo e o transforma em gases mais nobres, o eteno e o propeno, reagentes químicos utilizados na produção de polímeros (plásticos).

A explicação é do Prof. Dr. Deovaldo de Morais Júnior, coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília, que está presente na Santos Offshore Oil. O coordenador do Curso de Engenharia Química, Prof. Dr. Luís Renato Bastos Lia também participa da demonstração dos módulos.

Desde 2001, a Unisanta desenvolveu cerca de 140 módulos educativos para seus alunos e para outras instituições. Ao todo, foram mais de 90 unidades encaminhadas para universidades como IME (Instituto Militar de Engenharia), UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Universidade Federal do Paraná, Faenquil Lorena (USP), Unesp (São José do Rio Preto), Cenpes (Centro de Pesquisas Petrobras), Estácio de Sá,Gama Filho – RJ) e Pitágorás, de São Paulo, entre outras.

Programação – A Reitora da Universidade, Sílvia Angela Teixeira Penteado, participará da Santos Offshore – Oil & GásExpo 2010, na abertura e durante o painel do dia 22 de outubro, das 16h30 às 18h30, sobre o tema Parque tecnológico: rede de inovação e qualificação profissional. A Diretora-Presidente, Lúcia Maria Teixera Furlani também participará das atividades.
O conhecimento científico mais avançado na área da ecotoxicologia sobre o impacto das atividades de petróleo e gás no meio ambiente será o tema do Prof. Dr. Augusto Cesar na Santos Offshore – Oil & GásExpo 2010. Ele falará dia 22, das 17 às 17h50.

Augusto Cesar é coordenador de Projetos de Pesquisa, Cursos e Programas de Pós-Graduação da Unisanta. Tem dois pós-doutorados nas áreas de Ecotoxicologia e Gestão Costeira pela Universidade de Cádiz, Espanha (2004 e 2007) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de Múrcia, Espanha (2003).